O gigante sul-coreano do setor de eletrônicos LG está projetando um modelo de ar condicionado com filtro para o vírus H5N1 da gripe aviária e que espera colocar à venda no mês que vem, informou nesta terça-feira um porta-voz da companhia no Vietnã.
Tran Trung Kien, diretor de mercado de LG, explicou que o filtro que escolhido é composto com extrato de kim chi, popular condimento picante da gastronomia coreana a base de couve fermentada, alho e pimentão.
- Agora que todo o mundo teme que o vírus se transforme e passe a ser transmitido entre pessoas, o novo ar condicionado ajudará a reduzir o risco de infecção com qualquer presença do H5N1 que possa haver no ar - disse Tran Trung Kien.
Segundo ele, testes feitos na China com aves infectadas verificaram que o sistema mata 99% do vírus no ar.
O modelo sairá à venda no final de março com o nome de LG Neo Plasma Plus e custará aproximadamente US$ 560 (471 euros), em torno de 30% a mais que um aparelho tradicional.
Hans Troedsson, da representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Vietnã, declarou que não havia ouvido falar antes de algo parecido.
- Não havia ouvido falar disso e soa estranho. Não posso dizer se tem sentido ou não - respondeu Troedsson.
Até o momento, os casos de gripe aviária em humanos se produziram por meio de contato direto com o animal infectado.



