Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaguá

Liminar acaba com monopólio e garante entrada livre de caminhões no porto

Paranaguá – Uma decisão liminar da Justiça Federal deve acabar com o monopólio de movimentação de cargas por caminhões dentro da faixa portuária em Paranaguá. O serviço era feito, sem amparo legal, exclusivamente pela Cooperativa de Transportes de Cargas e Anexos Ltda. (Coopanexos), que impedia que caminhões não cadastrados pudessem fazer o trabalho de frete. Com isso, eles precisavam descarregar o produto em algum armazém para que o veículo autorizado pela Coopanexos o carregasse novamente e o levasse até o navio.

Com o cumprimento da decisão pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), desde o último dia 28 qualquer caminhão pode trabalhar dentro da faixa portuária.

A assessoria de comunicação da Appa informou que a decisão foi tomada para garantir liberdade aos operadores portuários para contratar diretamente seus motoristas, sem dar exclusividade a nenhuma empresa, cooperativa ou associação. A superintendência do Porto de Paranaguá espera, com isso, baratear as operações portuárias no Paraná. Empresários compartilham da mesma opinião. "Acho que temos que ter a liberdade de escolher o melhor serviço com o menor custo", declarou o empresário Leonardo Magalhães.

Ainda segundo informações da assessoria, a questão do transporte de mercadorias na faixa portuária é um problema antigo, e não havia nenhuma determinação para que a cooperativa monopolizasse o serviço.

A Coopanexos nega impedir que outros caminhões façam o carregamento e descarregamento dos produtos na faixa portuária. "Trabalhamos há 50 anos com nosso transporte de cargas e não impedimos nenhum caminhão de entrar no porto. Não há exclusividade para nós", declarou o presidente da cooperativa, José Pereira de Jesus.

Ainda assim, ele diz ser contra a liminar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.