• Carregando...
As candidaturas devem ser feitas por meios dos consulados e embaixadas do Japão no Brasil, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belém. | /
As candidaturas devem ser feitas por meios dos consulados e embaixadas do Japão no Brasil, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belém.| Foto: /

O governo japonês, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, está oferecendo quatro modalidades de bolsas de estudo para brasileiros. As bolsas MEXT (do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão) são para pesquisa, graduação, ensino técnico superior e curso profissionalizante.

LEIA MAIS >> Empresa de Israel busca profissionais de TI para atuar em Curitiba, SP e Brasília

A oportunidade não é restrita aos descendentes de japoneses, e no caso das Bolsas de Pesquisa para Pós-Graduação, existe a chance de aprovação mesmo para quem não tem conhecimento da língua japonesa. Brasileiros com dupla nacionalidade não podem participar da seleção.

Além da isenção total das taxas de matrícula e mensalidade da instituição de ensino , os aprovados na seleção irão receber passagem aérea internacional,em classe econômica, de ida e volta para o Japão, curso inicial de língua japonesa de seis meses à um ano, dependendo da modalidade escolhida, e bolsa mensal que vai de R$ 3 a R$ 5 mil.

As candidaturas devem ser feitas por meios dos consulados e embaixadas do Japão no Brasil, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belém.

O Consulado Geral do Japão em Curitiba realizará o processo seletivo para os moradores do Paraná e Santa Catarina que preencham os requisitos necessários das modalidades. As inscrições para Pesquisa (Pós-Graduação) estão abertas até o dia 28 de maio. Nas demais modalidades, as inscrições começam no próximo dia 21 de maio e vão até 18 de junho.

Inscrições

Os interessados devem encaminhar os formulários preenchidos e a documentação necessária (lista disponível no site abaixo) para a recepção do Consulado Geral do Japão, em Curitiba. No caso dos documentos enviados via Correios, não serão aceitas as cartas que chegarem após o término da inscrição.Também não serão aceitas as inscrições enviadas por email. Não há cobrada de taxa de inscrição.

Mais informações sobre as bolsas, inscrições e o processo seletivo estão disponíveis neste site: http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000021.html

1. Pesquisa e Pós-Graduação

Para pessoas com formação no Ensino Superior (Bacharelado ou Licenciatura), ou que irão se formar no ano da inscrição, com idade até 35 anos incompletos.

Inscrições: 2 a 28 de maio.
Prova escrita no dia 12 de junho.

Mais informações neste site: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html

2. Graduação

Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 24 anos.

Inscrições: 21 de maio a 18 de junho.
Prova escrita para Graduação no dia 2 de julho.

Mais informações neste site: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/graduacao.html

3.Técnico Superior

Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 24 anos.

Inscrições: 21 de maio a 18 de junho.
Prova escrita para no dia 3 de julho.

Mais informações neste site: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/escola_tecnica.html

4.Curso Profissionalizante

Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 24 anos.

Inscrições: 21 de maio a 18 de junho.
Prova escrita no dia 3 de julho.

Mais informações neste site: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/curso_profission.html

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]