• Carregando...
Sede administrativa da Natura em São Paulo, onde  acontecerão parte das fases presenciais da seleção do CorageNatura.  | Divulgação/
Sede administrativa da Natura em São Paulo, onde acontecerão parte das fases presenciais da seleção do CorageNatura. | Foto: Divulgação/

Acaba às 23h59 deste domingo (30) o prazo de inscrição para um programa inédito de recrutamento da Natura. A gigante dos cosméticos está selecionando empreendedores de qualquer idade (é preciso, apenas, ter mais de 18 anos de idade) e com qualquer tipo de escolaridade ou formação para participar de um programa de inovação chamado CorageN

Os 20 escolhidos participarão de um processo de 20 meses de criação, desenvolvimento e testes de soluções, de forma similar a qualquer programa de aceleração de startups, com remuneração de R$ 7 mil brutos, além de benefícios.

A ideia de buscar pessoas com uma “pegada empreendedora” surgiu porque a Natura está passando por uma grande transformação organizacional e cultural, segundo o coordenador de marca empregadora da empresa, Rafael Campolina. Conforme a Gazeta do Povo já mostrou, a empresa está ampliando sua presença no Brasil e no mundo de diversas formas, incluindo expansão física por meio de lojas próprias e franquias e também por meio de inovações que permitem, por exemplo, a integração dos diversos de canais de atendimento e vendas da companhia.

A ACE é a grande parceria da Natura nesse novo programa. A aceleradora ajudou a companhia a delinear todo o processo de seleção e também o programa de inovação pelo qual passarão todos os selecionados.

Como não há área de formação ou mesmo idade entre os pré-requisitos, apenas a busca por perfis realizadores e diversos, as duas empresas desenvolveram um processo baseado em inteligência artificial que busca identificar duas características básicas: o quão empreendedor é o perfil do candidato e também o quanto ele se encaixa e se identifica com a identidade e os valores da Natura. 

Todo esse processo, conta Campolina, também fugiu do tradicional, não ficando restrito à área de recursos humanos. A empresa contou com todos os setores já acostumados a se comunicar, a negociar e mesmo a empregar pessoas de perfil empreendedor. 

Entraram na roda profissionais do CRM, da Natura Startups, de digitalização e relacionamento de consultoras, entre outros. Eles não só ajudaram a delinear as habilidades empreendedoras buscadas pela companhia, dando eles mesmo entrevistas ou sugerindo pessoas de mercado, de maneira a “ensinar” o sistema sobre isso, mas também se tornaram embaixadores a ideia, divulgando a oportunidade para pessoas com o perfil desejado.  

No próprio site do CorageN, onde também é preciso fazer a inscrição, é possível assistir a algum dos vídeos que foram feitos nesse processo. Ao todo, o CorageN tem cinco etapas (veja os detalhes abaixo). 

Já dentro do programa, os selecionados passarão por quatro grandes momentos: a apresentação e aprovação da ideia (pitch), criação da ideia (com definição de propósito, hipótese e produto mínimo viável, ou MVP, com testes iniciais da ideia), aplicação com simulações para testar aspectos financeiros e de experiência do usuário e, na etapa final, a escalabilidade da ideia pensando também no tamanho da Natura.

“Diferente de outros modelos em que você tem já tem previsto o que acontece no final do programa, para o CorageN isso não faz sentido, porque para pessoas com esse perfil isso importa muito pouco. (...) Na prática, o que vai acontecer é que nos últimos três meses, a gente vai estar dedicado a dar suporte para essas pessoas. Seriam algumas opções, ou ele se mantém como um colaborador Natura, atuando em algum setor, ou ele pode sair, virar PJ [pessoa jurídica] e seguir com o projeto que ele começou ou ele abre o sua startup e entra no ecossistema do Natura Startups”, ressalta Campolina.

O programa conta com 5 etapas:

1. Inscrição pelo site oficial do programa www.coragenatura.com.br até 30/09/2018

2. A realização de testes online de perfil e identidade de cultura (realizados em sites integrados das empresas Kenoby e Mindsight).

3. Dinâmicas presenciais para 125 selecionados entre 15/10/2018 e 23/10/2018. (este número poderá sofrer mudanças para mais ou para menos a critério do processo seletivo). 

Obs: a partir do dia 05/10/2018 será enviada comunicação por email e telefones cadastrados aos selecionados para confirmação da participação entre os dias 15/10/2018 a 23/10/2018. Atenção: o candidato passará por um dia de atividade podendo escolher para a realização em São Paulo (SP) ou Belém (PA). 

4. Entrevistas individuais com os selecionados em um dia presencial entre 25/10 e 31/10/2018. 

5. Divulgação dos 20 selecionados será no dia 06/11 com comunicação por email e telefones cadastrados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]