• Carregando...
Entre os dez piores países para ter uma carreira dessas, seis são da América do Sul; Brasil não aparece na lista. | Pixabay/
Entre os dez piores países para ter uma carreira dessas, seis são da América do Sul; Brasil não aparece na lista.| Foto: Pixabay/

Hong Kong, Estados Unidos e Coreia do Sul são os melhores países do mundo para ter uma carreira como freelancer, segundo um estudo da Expert Market divulgado na última semana.

Para determinar os piores e melhores países para trabalhar por conta própria, foram avaliados 57 países diferentes de acordo com oito fatores – incluindo impostos cobrados sobre a renda, custo de vida, acesso ao crédito, velocidade média da internet, transporte público, disponibilidade de wifi gratuito, a facilidade de se começar um novo negócio e, também, o preço de um café. O estudo calcula a média ponderada de cada país usando dados de todos os fatores acima para calcular uma pontuação geral.

LEIA MAIS: Canadá recruta profissionais brasileiros de três áreas; veja como se candidatar

De acordo com o levantamento, Hong Kong é o país para quem “deseja encontrar mais dinheiro no bolso ao final de cada mês”. Entre os países avaliados, ele é um dos que têm a menor tributação sobre a renda, além de estar entre os que possuem o maior acesso ao crédito do mundo. O transporte público do país foi eleito o melhor do mundo pelo Fórum Econômico Mundial.

O Leste Europeu é uma das melhores regiões para ser freelancer por conta da combinação “dos baixos custos de vida e fortes oportunidades de negócio”. Não à toa, Estônia, Bulgária e República Tcheca ocupam o oitavo, novo e décimo lugar na lista, respectivamente.

Lado oposto

Por outro lado, entre os dez piores países para ter uma carreira dessas, seis são da América do Sul: Uruguai, Argentina, Equador, Costa Rica e Peru, entre outros. O motivo para isso é a “péssima infraestrutura de transporte e baixa velocidade de internet”, além de que os países não possuem uma boa classificação no ranking de facilidade para começar um negócio do Banco Mundial – o que, segundo o estudo, significa que eles “enfrentarão maiores obstáculos nos primeiros anos do negócio”.

Todos os dados usados no estudo tiveram como fonte a KPMG, Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial e o Numbeo.

Confira a seguir ambos os ranking de melhores e piores países para ser um freelancer:

Os 10 melhores países para freelancers

1. Hong Kong
2. EUA
3. Coreia do Sul
4. Emirados Árabes Unidos
5. Reino Unido
6. Espanha
7. Nova Zelândia
8. Estônia
9. Bulgária
10. República Checa

Os 10 piores países para freelancers

1. Uruguai
2. Argentina
3. Israel
4. Filipinas
5. Equador
6. Eslovênia
7. Costa Rica
8. Irlanda
9. Bélgica
10. Peru

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]