• Carregando...
A Los Quadros notou uma forte demanda por molduras com imagens “descoladas” a um preço acessível. | DivulgaçãoLos Quadros
A Los Quadros notou uma forte demanda por molduras com imagens “descoladas” a um preço acessível.| Foto: DivulgaçãoLos Quadros

Em dois anos, os irmãos Borges viram um negócio de garagem virar uma empresa robusta. A Los Quadros nasceu em outubro de 2015, com uma premissa simples: vender quadros para uma decoração descolada a um preço acessível. Hoje, a rede conta com 15 lojas em shoppings do Sul e de São Paulo, e um faturamento que deve fechar o ano na casa dos R$ 3,5 milhões.

"Tu te tornas eternamente de boas pelas tretas que evitas" e "não temos wifi, brinque com o cachorro" são alguns dizeres bem humorados que mais fazem sucesso, na loja virtual da Los Quadros. A sacada foi de Gabriel Borges, o irmão do meio, que há tempos comercializava produtos no Mercado Livre.

Ele notou que muitos usuários da plataforma buscavam placas (de MDF e PVC) para colar adesivos decorativos. Sinal de que havia uma demanda: as pessoas estavam fazendo os próprios quadros, possivelmente para baratear os custos. 

Ele e Murilo, o mais novo, alugaram uma garagem no bairro Portão, em Curitiba, onde começou uma produção caseira. Chegaram a produzir 400 peças por mês, que eram entregues a pé ou de ônibus. 

Ainda com ares de artesanato, o negócio crescia. Foi de Douglas, o irmãos mais velho, a ideia de expandir em uma jogada arriscada: abrir uma loja de shopping. Justo onde os custos com aluguel e as exigências burocráticas são mais altas.

Os irmãos Borges, donos da Los Quadros.DivulgaçãoLos Quadros

Em abril de 2016, os irmãos abriram a primeira loja, no shopping Palladium, no mesmo bairro onde já operavam. As vendas do primeiro mês foram suficientes para pagar o investimento e ainda dar lucro, conta Douglas.

A empresa fechou o ano com três lojas próprias, três unidades franqueadas e um faturamento de R$ 800 mil. Tudo com crescimento orgânico, sem nenhum real de investidor externo.

Já recebemos interesse de fundos para aceleração. Mas estamos estudando. Felizmente, a gente não precisou [de dinheiro externo para manter as portas abertas], até porque nosso investimento foi muito baixo”, explica Douglas.

Neste meio tempo, a produção foi alçada a um padrão industrial. Foram os próprios irmãos (tanto Gabriel quanto Douglas são engenheiros) que formataram a fábrica, que hoje tem capacidade de produção de 10 mil quadros mensais.

Com este pontecial, a expectativa da rede para 2018 é de dobrar o número de lojas. E multiplicar entre três e quatro vezes o faturamento, já que muitas das lojas inauguradas este ano devem ter um ano “cheio”, com 12 meses de funcionamento.

A rede ainda aposta em uma profissionalização do e-commerce. Como o foco de crescimento, até agora, foi em loja de shopping, as vendas online representam pouco menos de 10% do faturamento. “Mas a previsão é de que cresça, até porque as vendas em shopping fortalecem o online”, comenta Douglas.

A Los Quadros conta, atualmente, com 15 lojas próprias. São seis próprias (em Curitiba, Londrina e Maringa, as três maiores cidades do Paraná), e nove franquias, no Paraná, Santa Catarina e em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]