i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Evento Empreender 2018

Não importa se você está numa empresa grande ou startup: só há um jeito de sobreviver 

Com um mundo em constante transformação, todo mundo vai ter que inovar. A inovação não é mais um diferencial, mas uma questão de sobrevivência. Veja o que foi debatido no evento Empreender, da Gazeta do Povo

  • PorNaiady Piva
  • 13/12/2017 08:52
NEX Coworking, Ebanx e O Boticário: empresas com perfis muito diferentes em busca da inovação | Marcelo AndradeGazeta do Povo
NEX Coworking, Ebanx e O Boticário: empresas com perfis muito diferentes em busca da inovação| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Você é desses que chega para trabalhar de manhã e pensa "hoje eu vou inovar"? Desista. Inovação não é o que você faz, e sim uma cultura. E, num mundo onde quatro em cada 10 empresas devem simplesmente sumir nos próximos dez anos (se não souberem se adaptar), incorporar esta cultura não é um mero diferencial. É uma questão de sobrevivência. Este foi o recado do Empreender 2017, que reuniu mais de 120 pessoas nesta segunda-feira (11), em Curitiba.

E qual a receita para inovar? É clichê, mas não há fórmula secreta. Para André Pegorer, do NEX Coworking, um primeiro passo é "sair da bolha". "A gente não conversa com o nosso cliente, com o concorrente. E aí a empresa envelhece. A diferença é que antes elas levavam 100 anos para envelhecer, e agora levam seis meses". 

Pergorer participou de um debate sobre o “espírito de startup” em um painel no Empreender, com inovadores de diferentes realidades. A fintech Ebanx – que é parceira no sistema de pagamentos online do Google –; O Boticário, uma indústria tradicional, e que hoje cria laboratórios de inovação; e a própria Gazeta do Povo, que em junho deste ano encerrou sua operação impressa diária para investir em um modelo digital de jornalismo. 

"Estar numa startup, numa empresa que quer ser disruptiva, é absolutamente todos os dias querer inovar", resume André Boaventura, sócio e diretor de Marketing da Ebanx. 

Ame o problema: esta é a melhor maneira de inovar sempre

Mas não se engane. A motivação não é inovar por inovar. "A gente tem amor ao problema. Tudo que a gente fez e continua fazendo é para resolver o problema", explica Boaventura. O que motivou, lá no começo, era algo prático: muitos brasileiros queriam fazer compras online e não conseguiam, por não ter cartão de crédito internacional. A Ebanx entrou para fazer um meio de campo entre quem compra e quem vende. 

Uma solução, para grandes e pequenas empresas, é criar um ambiente que seja propício para as pessoas empreenderem. Não importa em qual função elas trabalhem. André Pergorer, do NEX Coworking, vive este desafio no dia a dia: "Nosso papel é criar um ambiente onde as pessoas possam se conectar. Do contrário a gente é só uma empresa de locação de mesa e cadeira". 

Mas tirar isso do papel não é fácil. Mesmo na Ebanx, que tem só sete anos de operação, o recrutamento de novas pessoas é hoje um dos grandes desafios da diretoria. 

Nas grandes empresas, já estabelecidas, o desafio toma outras proporções. "Hoje o grupo O Boticário tem em torno de 10 mil colaboradores, e todas as áreas querem inovar. A pesquisa e planejamento (que geralmente é inovadora) quer. Mas o industrial, o marketing, todo mundo também quer inovar", conta Alexandre Silva, gerente de inovação do grupo. 

Na Gazeta, na transição para o digital, "praticamente todos os processos administrativos tiveram que ser inovados", conta Guilherme Vieira, diretor de negócios e tecnologia da empresa. "O grande desafio é crescer e se manter com a cabeça de quem é pequeno. Porque para criar um negócio novo, você tem que inovar em praticamente tudo". E o segredo é aprender como aplicar isso em uma empresa com diversos departamentos, onde cada um funciona "como uma microempresa". 

O desafio é ter agilidade para dar conta de todas essas áreas, sem deixar ninguém defasado. A solução foi criar fluxos para incorporar a inovação. Fazer alianças com startups já estabelecidas, desafios com estudantes universitários. Recentemente, por exemplo, O Boticário realizou o primeiro hackaton de perfumaria do Brasil.

Vortex da Inovação

Com o tema “Inovação e Estratégia. Como crescer e se manter através da inovação?”, o Empreender 2018 da Gazeta do Povo contou com a mediação de Erica Marques, manager do Google Business Group em Curitiba. Além da palestra de Leandro Barbeita, da líder do Centro de Inovação da Cisco no Rio de Janeiro.

Barbeita conversou com a Gazeta sobre as mudanças no mundo da inovação, e explicou o conceito do “vortex da inovação”, fruto de uma pesquisa iniciada em 2015 pela Cisco em parceria com o instituto de gestão IMD, da Suíça. Confira a entrevista:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.