Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Economia
  3. Livre Iniciativa
  4. Empreender
  5. Startup de seguro de vida promete emitir apólice em cinco minutos

insurtech

Startup de seguro de vida promete emitir apólice em cinco minutos

A plataforma Onli simplificou o processo de contratação, que é 100% online, e oferece planos individuais para casos de acidentes pessoais a partir de R$ 10 por mês

  • Carol Nery Especial para a Gazeta do Povo
Bernardo Pizzatto Teixeira e Fabiano Rocha Loures são os fundadores da Onli. | Luiza Bogu
Bernardo Pizzatto Teixeira e Fabiano Rocha Loures são os fundadores da Onli. Luiza Bogu
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A startup Onli , dos administradores e corretores de seguros Fabiano Rocha Loures, de 30 anos, e Bernardo Pizzatto Teixeira, 28, lançada em outubro de 2017, quer popularizar a aquisição de seguro de vida em casos de acidentes pessoais no Brasil. A plataforma é uma insurtech (junção de insurance=seguro com technology=tecnologia), que promete a contratação de planos personalizados, 100% online, sem a necessidade de conversar com ninguém, em apenas cinco minutos. A ideia surgiu meses antes, durante um dos principais eventos do mercado de seguros, que acontece nos Estados Unidos, voltado especificamente para corretores. Entre as principais discussões na ocasião, o que inspirou a dupla foi a necessidade de mudanças na comercialização dos seguros.

LEIA MAIS >> Como a “vaquinha virtual” virou um mercado de mais de R$ 40 milhões

O Brasil tem o menor número de pessoas com seguro de vida, 19% da população, de acordo com estudo realizado pela Universidade Oxford em 11 países. A média global é de 32%. A baixa procura, segundo Loures, está atrelada principalmente à falta de informação e na concentração desse serviço entre o público de alta renda. “A tecnologia trouxe muitas mudanças e é inconcebível que, em pleno século 21, ainda exista contratação em formatos usados lá na década de 1980”, afirma Loures.

Na Onli, explica o CEO da startup, o usuário tem fácil entendimento e máxima quantidade de informação sobre o que está contratando, além de produtos com foco na realidade brasileira. “Queremos conscientizar sobre a importância do seguro de vida e mostrar que a cobertura não é somente para casos de morte. 90% dos benefícios são usados em vida, para situações de invalidez, despesas médicas, odontológicas e hospitalares por consequência de acidentes. É uma forma prática, inovadora e acessível de contratar um produto tão importante para a vida de todos, em qualquer nível social.”

A startup agrega uma média de 300 clientes ao mês e pretende fechar o primeiro ano de atuação com pelo menos 3 mil usuários ativos. Com R$ 10 mensais é possível um jovem de 30 anos ficar segurado, com cobertura de R$ 50 mil em caso de morte acidental, R$ 5 mil em assistência funeral familiar, título de capitalização de R$ 50 mil sorteado todo mês e descontos em estabelecimentos parceiros, como farmácias, restaurantes e e-commerces. “Se o cliente souber aproveitar as vantagens, acaba pagando seu seguro por meio dos descontos obtidos com o clube de benefícios”, destaca Loures.

Segundo ele, o tíquete médio é de R$ 25. Um produto mais completo para a mesma faixa de idade, com cobertura chegando aos R$ 150 mil, sai por R$ 89. Todos os pagamentos acontecem com cartão de crédito. “Em junho deste ano, entraremos com o plano que inclui morte natural e invalidez por doença.” Há cerca de um mês foi lançado cadastro para que os corretores possam usufruir da ferramenta. Atualmente são 25.

O catálogo de seguradoras e categorias de seguros ofertados deve ser ampliado em breve. “Estamos em fase de desenvolvimento nos segmentos de odontologia, previdência, viagem e residencial.”

Insurtech está em processo de aceleração com executivos da Visa

Neste momento, Loures e Teixeira estão imersos em um programa de aceleração da operadora Visa, com parceria da aceleradora norte-americana GSVLabs, sediada no Vale do Silício. Única insurtech e startup paranaense selecionada, a Onli está incubada no coworking do Banco Bradesco, em São Paulo. Durante ininterruptas 13 semanas, a startup passará por consultorias e mentorias com executivos brasileiros e estrangeiros da Visa e de outras empresas, junto a outras oito empresas.

Os sócios terão acesso a diversos conteúdos, como experiência do usuário, modelos de negócios, pesquisas de mercado e construção de MVP (Produto Mínimo Viável). “A ideia é já sair com parcerias, inclusive do própria Visa”, estima Loures. Uma das possibilidades é da operadora criar um sistema que permita a geração de um número de cartão de crédito para a contratação do seguro, para aqueles que querem aderir a um plano, mas não ao dinheiro de plástico. Por questões contratuais do processo de aceleração, a empresa não pode informar neste momento dados de investimento ou estimativa de faturamento.

Onli é uma das primeiras insurtechs brasileiras

A Onli é um braço de tecnologia da Vitacare, empresa especializada no desenvolvimento de projetos focados na distribuição de seguros massificados, que Loures e Teixeira comandam há três anos e meio. Todo o desenvolvimento da plataforma aconteceu com recursos próprios e apoio da seguradora parceira Centauro-On, que disponibilizou toda a integração ao sistema. A Onli é uma das 46 insurtechs afiliadas à ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), cerca de 10% do total de startups.

O número mostra que o mercado de insurtechs é extremamente novo no Brasil. A redução de custos e a desburocratização oferecidas por estas empresas de seguros tendem a gerar ganhos potenciais. “Há dois ou três anos havia somente três ou quatro empresas, agora temos uma onda de insurtechs em vários segmentos, que começam a ganhar o mercado. O sistema convencional de contratação de seguros de vida é muito manual. Com as insurtechs os contratos são totalmente digitais, os cálculos têm pressurização mais exata e há mais velocidade. A burocracia está no papel e a tecnologia está quebrando isso”, avalia o líder da vertical de insurtech na ABFintechs, Cristiano Maschio.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE