• Carregando...
Jonathan Vehar, chamado de “Geek de Inovação" pela Forbes, é um dos destaques do Intensive Leadership Academy, evento que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba.  | Divulgação
Jonathan Vehar, chamado de “Geek de Inovação" pela Forbes, é um dos destaques do Intensive Leadership Academy, evento que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba. | Foto: Divulgação

Jonathan Vehar, chamado de “Geek de Inovação" pela Forbes, "Líder do Pensamento da Inovação" pela Fast Company, e "Guru da Inovação" pelo Investors Business Daily, é um dos destaques do Intensive Leadership Academy, evento que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba (informações no site do evento). O seminário, organizado e ministrado por executivos da Dale Carnegie Training, empresa da qual Vehar faz parte, abordará técnicas de apresentação, gestão de pessoas, negociação e vendas de alta performance.

Vehar, que reside em Nova York, é mestre em Criatividade, Inovação e Liderança de Mudança pela State University of New York’s (SUNY) Buffalo State College. Já assessorou organizações como Chrysler, Disney, Mondelez, Pfizer, Johnson&Johnson, Senai e Caterpilar do Brasil, a melhorar a liderança e cultura em apoio à inovação.

CEO da Microsoft revela seu segredo de liderança

8 atitudes que pais de filhos bem-sucedidos têm em comum

Antes de seu desembarque por aqui, deu uma entrevista exclusiva para a Gazeta do Povo. Confira:

1) Existe alguma característica comum de empresas inovadoras? 

Existem várias características comuns entre empresas inovadoras, embora a forma como estas características são manifestadas é diferente com base na empresa. Algumas características de empresas que são bem sucedidas na inovação: 

1) prestam atenção à criação de uma cultura que apoia e nutrem novas ideias e o desenvolvimento delas no mercado. 

2) concentram-se nas pessoas como o recurso mais importante em sua organização e as tratam em conformidade, pois é onde a inovação vem — inteligência artificial não pode (ainda) fazer inovação, 

3) percebem que a inovação é muito mais do que um novo produto, serviço ou app. As empresas que conseguem inovar buscam oportunidades em seus sistemas, seus modelos de negócios, seus canais de distribuição, seu envolvimento com os clientes, sua marca e muito mais. Eles não estão apenas focados em uma coisa nova. Quase todos os líderes de mercado atuais em todas as indústrias não foram os primeiros a entrar na categoria, por isso estar em primeiro lugar com uma coisa nova não é a estratégia que leva a ser o líder do mercado. 

4) implementam procedimentos e processos que permitam que pessoas e equipes trabalhem em conjunto para impulsionar a inovação. Em uma organização, é impossível fazer inovação sozinho. A inovação é um esporte de equipe. 

5 coisas que você deve fazer aos 20 anos para garantir uma boa carreira

Multimilionário, Tony Robbins revela melhor conselho financeiro que já recebeu

2) A inovação é algo que pode ser incorporado em qualquer negócio? 

Sim! Se você é uma empresa multinacional com vastos recursos ou um empreendedor que trabalha em sua garagem, você pode incorporar inovação em seu negócio. Eu definiria a inovação como "A introdução de algo novo, original ou melhorado que cria valor". Assim, a inovação pode aparecer na forma como você comercializa seu produto ou serviço, como você desenvolve seus clientes ou como presta seu serviço. Concentre-se em novas formas de agregar valor ao seu negócio e especialmente aos seus clientes e, em seguida, estar aberto a fazer as coisas de maneiras novas e diferentes. 

3) Você fala sobre como um "mindset" é fundamental para tornar uma empresa inovadora. Para incorporar isso, é suficiente força de vontade? Como um líder pode construir uma mentalidade inovadora e incorporar isso em sua equipe? 

Os líderes precisam ter uma mentalidade inovadora, habilidades e conjunto de ferramentas para trazer inovação para suas organizações. E enquanto um líder pode ser a fonte de todas as novas ideias na organização, que limita a organização. É mais eficaz garantir que todos tenham a mentalidade, o conjunto de habilidades e o conjunto de ferramentas para a inovação. 

No entanto, se o líder não "fizer andar a sua fala", ou realmente fazer o que dizem ou dizer aos outros para fazer, então os esforços de inovação vai falhar. O impacto do líder na organização como um modelo é extremamente importante. Dizer "ser inovador" e, em seguida, dizer "não" a todas as novas ideias vai prejudicar os esforços de inovação. Os líderes têm que demonstrar que são curiosos, corajosos o suficiente para tentar coisas novas, persistentes e humildes o suficiente para saber que grandes ideias podem vir de qualquer um. 

Como diferenciar um bom coach de uma cilada em nove passos

4) Você assessorou grandes empresas na área de inovação. O que você acha que eles têm para nos ensinar sobre isso? 

As lições mais importantes são aprender a trabalhar em parceria com pessoas em diferentes papéis, níveis e locais. Por ser curioso sobre outras perspectivas você encontra as sementes que podem crescer em grandes inovações. Da mesma forma, é muito importante compreender verdadeiramente o cliente, não apenas executando alguns grupos de foco ou uma pesquisa, mas para ver o mundo através de seus olhos. Dale Carnegie disse para "tentar honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa." Esta é a chave para a inovação! 

Bill Gates conta qual seria a sua escolha se ele entrasse na faculdade hoje

5) Qual é o principal conselho que você pode dar a um jovem empreendedor, que está começando no mundo dos negócios? 

Fale com muitas pessoas sobre a sua solução para entender o que vai funcionar e o que não vai funcionar. Teste a solução cedo e muitas vezes ... não espere que ela seja perfeita. Reconheça que ele vai mudar e evoluir ao longo do tempo, e é assim que você se tornar bem sucedido. Mais do que qualquer coisa é ser incansavelmente persistente. Empreendedorismo é muito difícil e requer paciência e tenacidade. Se você não está disposto a trabalhar muito e arriscar seus recursos, então o empreendedorismo não é para você. 

Vida Financeira #01: Como fica a economia com a delação da JBS? Ouça o primeiro podcast semanal da editoria de Livre Iniciativa

6) Qual é a sua expectativa para uma conversa com empresários brasileiros? 

Aprecio minhas conversas com meus amigos brasileiros, vários dos quais são empresários. Eu sempre aprendo tanto com o intercâmbio cultural, e espero que as conversas sejam uma contribuição fresca que me ajudará a ver novos desafios de uma nova perspectiva, e espero poder fornecer a mesma coisa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]