• Carregando...
Hi Techologies, em Curitiba, foi startup pioneira em receber investimentos da Positivo. | Antônio More    /    Gazeta do Povo
Hi Techologies, em Curitiba, foi startup pioneira em receber investimentos da Positivo.| Foto: Antônio More /    Gazeta do Povo

A Positivo Tecnologia está oficialmente de olho em startups com potencial de crescimento. A empresa acaba de lançar o Inove Positivo, programa que irá prospectar projetos inovadores na área de tecnologia de forma permanente. 

As empresas que integrarem o projeto podem receber investimentos financeiros, apoio técnico e até orientação na hora de abrir capital na bolsa. Os termos do acordo são bem flexíveis, e devem ser discutidos caso a caso. 

LEIA TAMBÉM: Burocracia vira oportunidade de negócio para startups de tecnologia

LEIA MAIS sobre empreendedorismo, carreira e finanças pessoais

No caso de um aporte financeiro, por exemplo, é usual que o investidor (no caso a Positivo) entre como sócio minoritário, de forma que o empreendedor mantenha o controle do negócio. Mas isto não é uma regra. 

Além do dinheiro, o objetivo é aproveitar as competências da Positivo em todas as fases de desenvolvimento da startup, explica o diretor de novos negócios da Positivo Tecnologia, Jacques Magalhães Benain. "Desde a prospecção de tecnologias na Ásia, em toda a cadeia de suprimentos, até a ponta da venda", explica. 

Não é restrito a projetos nas áreas de atuação direta da Positivo, como computadores e smartphones. Mas, quanto maior a proximidade do projeto com a cadeia da empresa, maior a chance de se estabelecerem sinergias. Aproveitar, por exemplo, o know how da área comercial, na venda para o varejo, governos. Benain explica:  

Não precisa estar totalmente dentro. A ideia é explorar novos mercados. Por exemplo em internet das coisas, que é um conceito que hoje se aplica em vários cenários, como agricultura, indústria, saúde. Empresas que estão nestes segmentos a gente consegue ajudar desde o desenvolvimento, fornecedores, cadeia logística. 

Não há prazos para as inscrições. A ideia é que o Inove Positivo seja uma porta de entrada permanente para projetos com este perfil. A empresa calcula que seria interessante ter, pelo menos, três ou quatro investimentos feitos pelo programa nos próximos 24 meses. 

LEIA TAMBÉM: Conheça as scale ups, as “irmãs mais velhas” das startups

Os valores dos investimentos também não foram divulgados. Novamente, é algo que irá depender das especificidades de cada projeto. A Positivo prioriza startups em fase inicial, mas que já tenham produtos validados. "Mais do que alguém com uma boa ideia", mas projetos que já tenham um produto, pelo menos um protótipo desenvolvido, e com alto potencial de crescimento. 

O processo de seleção vai contar com apoio da Altivia Ventures. Sócio da Altivia, Cassio Spina explica que a função da empresa é ajudar a Positivo a identificar e pré-selecionar startups, além de dar um apoio na hora da contratação. 

LEIA TAMBÉM: Bueiro hi-tech, botão do pânico mobile e balão de celular: startups brasileiras já mudam a sua vida

"A gente vê que existem várias oportunidades de trabalho, porque a Positivo tem atuação em vários segmentos", analisa Spina. Ele cita as áreas de tecnologia educacional, médica, além das vendas no varejo. "Se você tem startups com produtos correlatos que possam ser ofertados nestes canais, pode ser interessante para ambos". 

Experiência com a Hi abriu caminho

A Positivo Tecnologia tem uma experiência de aporte em startup que ajudou a dar vida ao programa. A empresa comprou, no ano passado, 50% da Hi Technologies, que desenvolve tecnologias na área médica. À época, o principal produto da empresa era uma espécie de oxímero (aparelho que mede nível de oxigênio no sangue) misturado com tablet. 

LEIA TAMBÉM: As melhores cidades para abrir uma startup têm mais do que um projeto bacaninha

Depois que a Positivo entrou em cena com a grana - mas também na produção e com a rede de fornecedores e assistência técnica - a Hi teve um boom. Desenvolveu novos produtos e se internacionalizou, com atuação em mais de 15 países. Em março, a startup (ou "scale up", agora que cresceu) ganhou o selo de "empreendedor Endeavor", uma lista internacional restrita, de empresas de alto impacto. 

Estratégia tecnológica

Além de multiplicar a boa experiência tida com a Hi, a criação do Inove Positivo casa com a nova estratégia da marca de se consolidar como uma empresa de tencologia. A mudança inclui o nome (o "Positivo Informática" foi deixado de lado) e a diversificação de produtos. Na área de computadores, a empresa passou a licenciar desde o fim do ano passado a marca de notebooks VAIO. 

Com o Inove, a Positivo quer "mostrar o rosto para o mercado", deixando claro seu interesse em investir em tecnologias inovadoras, explica Jacques Benain.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]