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Logo olímpica pode ser nossa

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(Foto: Divulgação)

As agências paranaenses Brainbox Design Estratégico e Lumen estão entre as 24 finalistas da concorrência para criação da identidade visual e da logomarca oficial dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A disputa começou com 139 agências e está dividida em cinco fases: briefing inicial; habilitação jurídica e técnica, entrevistas individuais, briefing técnico e proposta criativa. O resultado final deve sair em agosto.

Guia da Copa

O Guia Oficial da Copa do Mundo está sendo produzido pela primeira vez no Brasil graças a uma parceria entre a Publicar e a Landucci – editora mexicana que possui os direitos de publicação. Os 125 mil exemplares do guia já começaram a ser distribuídos, e trazem informações sobre todos os jogos, tabelas, locais, equipes, uniformes dos times e outras curiosidades sobre o mundial.

Cruzeiro

O vice-presidente mundial da Royal Caribbean, Michael Bayley, anunciou esta semana no Rio de Janeiro que ampliará a oferta de cruzeiros no Brasil em 10% em comparação à temporada anterior, passando para 92 mil passageiros. Em dezembro, a empresa começará a operar o embarque e desembarque de passageiros no porto carioca. Antes, os turistas brasileiros que quisessem embarcar em navios da empresa tinham que ir até Santos.

A norte-americana Royal Caribbean é a maior empresa de cruzeiros do planeta, com 39 navios que juntos transportam mais de 78 mil passageiros. Ela é proprietária inclusive do maior de todos os navios de passageiros, o Oasis of the Seas, um gigante de 220 mil toneladas, 360 metros de comprimento e 2,7 mil cabines.

Ampliando

O shopping Jardim das Américas toca a obra de expansão que vai adicionar ao mall 20 mil metros de área construída, o dobro de lugares no cinema e de vagas no estacionamento. Ao mesmo tempo abre lojas novas. Nesta semana, os clientes passaram a contar com a loja de roupas A Gestante e a casa de câmbio Confidence.

Loja

O grupo Servopa abriu uma nova concessionária Volkswagen no litoral do Paraná. A loja de Paranaguá aumentou o quadro de funcionários em 30% e está trabalhando com o portfólio de importados completo, o que poupa o consumidor parnanguara de subir a Serra atrás dos modelos mais sofisticados da marca.

Bem embalado

Embalar adequadamente seu produto sempre representou um gargalo para a indústria, principalmente a que exporta. O programa Al Invest, da União Europeia, vai trabalhar na formação de especialistas no assunto, no Paraná, por iniciativa da Federação das Indústrias. Fabricantes de móveis vão aprender a adequar embalagens, diminuir custos e preparar-se melhor para ganhar mercados.

O custo da folga

As empresas devem ou não interromper o expediente e liberar os funcionários do trabalho em dia de jogo da Copa do Mundo? A questão pode parecer superada para alguns, mas tem potencial para muito debate. Cerca de 1 bilhão de pessoas assistirão aos jogos, o que significa que elas nada estarão produzindo em pleno horário produtivo.

O pesquisador Karsten Jonsen, do suíço IMD (International Institute for Management Development), calcula que os países participantes perderão US$ 10,4 bilhões. Só o Brasil responderia por US$ 1,22 bilhão dessa conta. O que ninguém calculou é quanto vale a alegria do torcedor que vê o jogo sem a pressão do patrão.

BB cresce

As oito regionais paranaenses do Banco do Brasil estão recebendo 858 novos funcionários, que se juntam aos 4,2 mil encarregados da área de varejo do banco. A contratação é acelerada, à razão de 100 concursados sendo chamados a cada semana.

O aumento na equipe cumpre a política de expansão do banco, que atingiu neste ano o máximo de sua capilarização no estado, alcançando clientes de 339 municípios, no últimos três anos. Ajudou ser escolhido pelo ex-governador Roberto Requião para gerenciar as contas correntes do governo e de seus milhares de funcionários.

Com essa estrutura, o BB reforça seu papel de apoiador do desenvolvimento regional, explica o gaúcho Paulo Roberto Meinerz (foto), que está de volta ao Paraná, como superintendente de negócios, varejo e governo do banco.

Além do atendimento ao varejo normal e ao governo do estado, em que outros segmentos o banco está empenhado em crescer?

Criamos 96 carteiras especializadas no agronegócio e treinamos muitos profissionais de gerência média para entender esse mercado e maximizar o nosso relacionamento.

E os resultados já aparecem? Os produtores têm boa capacidade de endividamento?

Tivemos uma excelente safra de grãos, embora com renda menor. E o equilíbrio entre as duas pontas compensou, o estado reconquistou lugar na produção nacional. Também temos previsão de que o fenômeno climático La Niña não vai prejudicar o Paraná na safra de verão.

O agricultor está pagando em dia suas dívidas?

Os agricultores estão pagando em dia e não há sinais de que precisemos de prorrogação nos pagamentos. Quanto mais rápido fecharmos o ciclo – de financiamento do custeio e pagamento –, melhor para a economia.

Qual é a participação do banco no financiamento do setor agrícola?

Um terço da produção paranaense é financiada por bancos – o restante por cooperativas, fornecedores e outros agentes de crédito. Desse volume, o Banco do Brasil responde por 73%.

O setor imobiliário vem interessando bastante ao BB...

Sim. Temos uma grande oportunidade de crescimento: nossa carteira é pequena e o mercado é favorável. Para competir, temos taxas boas e outros diferenciais de crédito.

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