Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
varejo on-line

Lojas virtuais buscam novos clientes com liquidação

Vinte das principais marcas do comércio eletrônico brasileiro promovem até a próxima sexta-feira uma promoção conjunta batizada de Detonaweb. Com descontos de até 70% em alguns produtos, frete grátis e parcelamento em até 12 vezes, as redes varejistas querem conquistar novos clientes, não acostumados com as compras on-line.

"Embora não seja restrito aos novos clientes, o esforço das 20 lojas participantes é motivar as pessoas que ainda não fizeram compras pela internet a conhecerem o canal", diz Gerson Rolim, diretor executivo do Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que reúne as empresas participantes da promoção. Parte desses clientes, acredita o diretor, deve vir dos novos consumidores da classe C brasileira, cujo poder de consumo cresceu nos últimos anos.

Concorrência

Esta é a nona edição da promoção conjunta. O diferencial deste ano é que as ofertas estão reunidas em um hot site único (www.detonaweb.com.br) – o que deve estimular a concorrência entre as participantes. "Neste formato, proporcionamos uma maior concorrência entre os participantes, com atualizações das ofertas ao longo do dia", diz o representante do comitê de varejo online da camara-e.net, Jonas Ferreira. Ele diz que os preços não são combinados entre as redes varejistas, "garantindo transparência e competitividade".

Rolim espera que a mudança também ajude a elevar a participação dos consumidores, superando o volume de transações realizadas no ano passado. Em 2009 foi registrado um recorde de visitas – foram 690 mil acessos em cinco dias de ofertas. Os varejistas não falam em números absolutos, mas a expectativa é de um faturamento até 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A entidade espera ainda para esta edição um crescimento de 35% no número de pessoas que vão às compras na internet, o que representaria uma base de 23 milhões de consumidores. "O aumento do número de pessoas com acesso à internet e o aumento da frequência das compras levaram o setor a crescer 40% em média nos últimos anos", diz Rolim.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.