Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
AmBev

Lucro da AmBev cresce 9,8% no 2º tri puxado por Brasil

A AmBev teve alta anual de 9,8 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, impulsionado por aumento no volume de vendas e de preços. O resultado ajudou a maior cervejaria do mundo, a AB Inbev, a ter um resultado acima das expectativas no período.

A AmBev, integrante da AB Inbev, teve lucro líquido de 1,51 bilhão de reais entre abril e junho, ante 1,37 bilhão de reais um ano antes. No semestre, o resultado somou 3,16 bilhões de reais, expansão de 6,6 por cento sobre igual período de 2009.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa de bebidas foi de 2,41 bilhões de reais no segundo trimestre, ante 2,37 bilhões no mesmo período de 2009.

As vendas totais em volume da AmBev avançaram 8,3 por cento no trimestre e 9,1 por cento no semestre, catapultadas por uma alta de 13,7 por cento nas vendas de cerveja no Brasil, que ganharam um impulso da Copa do Mundo na África do Sul. Enquanto isso, as vendas de refrigerantes no país saltaram 9,3 por cento.

"Nosso volume de cerveja no Brasil cresceu devido ao crescimento da indústria, que foi favorecida por um aumento na renda disponível dos consumidores e pela Copa do Mundo, combinado com um maior market share médio no trimestre", afirma a AmBev no balanço. Segundo a companhia, a participação de mercado no período cresceu 2,2 pontos percentuais.

Segundo a AB InBev, seu resultado foi beneficiado por um ambiente macroeconômico robusto no Brasil, onde a empresa aumentou sua participação de mercado de 67,6 por cento para 69,9 por cento.

A receita por hectolitro de cerveja no Brasil cresceu 5,2 por cento, para 163,7 reais, "principalmente devido aos nossos aumentos de preço em linha com a inflação", afirmou a empresa. Já o custo de vendas por hectolitro avançou 15,2 por cento.

Enquanto isso, nas operações formadas pela unidade argentina Quinsa, as vendas de cerveja em volume subiram 5,4 por cento no trimestre, mas houve queda de 7 por cento na receita líquida.

Já no Canadá, as vendas em volume recuaram 5,5 por cento no trimestre, com receita líquida caindo 9,9 por cento no período. Segundo a AmBev, o desempenho ocorreu "devido à contração de 2,1 por cento na indústria de cerveja no Canadá e à perda de 180 pontos-base de market share doméstico da Labatt".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.