O lucro líquido da Petrobras no segundo trimestre caiu 20 por cento na comparação com igual período do ano passado, para 7,73 bilhões de reais, devido, principalmente, à queda do preço do petróleo e de seus derivados no mercado internacional.
A estatal registrou ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 17,51 bilhões de reais no período, ante 18,63 bilhões no segundo trimestre de 2008.
Analistas consultados pela Reuters esperavam um lucro líquido de 6,97 bilhões de reais e um Ebitda de 14,49 bilhões de reais.
A receita operacional líquida da petroleira brasileira ficou em 44,6 bilhões de reais no trimestre encerrado ao final de junho, também 20 por cento abaixo do número em igual período do ano passado.
Segundo a empresa, o valor médio do petróleo Brent ficou em 52 dólares durante o primeiro semestre do ano, ante 109 dólares o barril nos primeiros seis meses de 2008, tendo forte influência no resultado da companhia.
A empresa também fez referência à variação cambial.
"O resultado financeiro negativo, fruto dos maiores volumes de financiamentos, das operações de hedge comercial e da variação cambial sobre ativos no exterior, também contribuiu para esse resultado", informou a companhia em comunicado enviado ao mercado.
A Petrobras ressaltou, no entanto, a melhora do desempenho na comparação com o primeiro trimestre do ano, com crescimento de 33 por cento no lucro líquido.
"A elevação da produção, a recuperação dos preços do petróleo (do primeiro para o segundo trimestre) e seu reflexo sobre as exportações e a redução das despesas operacionais contribuíram preponderantemente para esse resultado", disse a companhia.
A produção total de petróleo e gás da companhia subiu 2 por cento ante o primeiro trimestre e 6 por cento no acumulado do primeiro semestre, ante igual período do ano passado, para 2,52 milhões de barris/dia.
"O aumento na produção das plataformas P-52 e P-54 (Roncador), aliado à entrada em operação das plataformas P-53 (Marlim Leste) e P-51 (Marlim Sul), superaram o declínio natural dos campos maduros", disse a empresa.



