Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Lucro da Sony cai 90% com iene forte e declínio de câmeras

A Sony sofreu uma queda de 90 por cento no lucro trimestral, afetada por valorização do iene e por vendas fracas de câmeras digitais. A companhia manteve perspectiva de queda de 58 por cento no lucro anual.

A forte queda do resultado era esperada depois do conglomerado de eletrônicos e entretenimento ter cortado na última semana sua previsão de lucro operacional em 57 por cento, citando a valorização do iene e queda na demanda por câmeras digitais e TVs de tela plana.

A Canon seguiu esta semana o corte na perspectiva de lucro anual da Sony, apesar da Panasonic ter resistido à onda ao manter estimativa de crescimento de 8 por cento, apesar do duro ambiente econômico.

A Sony, que compete com a Canon no setor de câmeras digitais e com a Samsung no setor de televisores com telas de cristal líquido, reafirmou previsão de lucro operacional divulgada na última quinta-feira, de 200 bilhões de ienes (2,02 bilhões de dólares) para o ano que termina em março. O dado representa sensível queda ante os 475,3 bilhões de ienes obtidos um ano antes.

Alguns analistas da indústria, entretanto, esperam que a Sony apresente um lucro ainda menor para o atual ano comercial, uma vez que a última previsão é baseada no que eles consideram como suposições mais otimistas.

Analistas pesquisados pela Reuters Estimates em média prevêem um lucro operacional anual de 158,2 bilhões de ienes.

O lucro operacional totalizou 11,05 bilhões de ienes entre julho e setembro, ante 111,62 bilhões de ienes um ano antes.

O lucro líquido caiu 72 por cento, para 20,8 bilhões de ienes, sobre vendas de 2,07 trilhões de ienes, queda de 0,5 por cento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.