• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (15) na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão, que a crise já passou no Brasil e que agora é hora dos empresários retomarem os investimentos.

"Nós aprendemos, eu aprendi, vocês [conselheiros] aprenderam. Na época da crise, nós discutíamos como vencer essa crise e acho que ela está vencida no Brasil. O único problema é com o comércio exterior e não posso convencer ninguém a comprar", disse Lula.

O presidente fez um apelo para os empresários e disse que é hora de retomar os processos de investimento no país com vistas à Copa do Mundo de 2014 e a exploração de petróleo na camada pré-sal. "Não precisamos nos vangloriar aqui por ter vencido a crise. Até porque todos sabemos que a crise não era nossa. A febre passou e agora precisa tomar é vitamina", disse.

"Agora é hora de fazer investimento. Quem tem investimento e parou por conta da crise deve retomar. Investimentos agora vão durar três ou quatro anos e esse é o tempo que eu trabalho para que a União Européia comece a sair da crise", discursou o presidente.

Lula ainda brincou com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e disse que a questão dos juros "sempre está na cabeça das pessoas". E comentou também que sua maior preocupação é com os spreads bancários.

"É verdade que a taxa de juros está sempre na cabeça das pessoas, mas á verdade é que o juro nunca esteve tão baixo e é bem menos preocupante do que os spreads dos bancos", salientou.

O presidente reclamou ainda daqueles que adiaram investimentos por conta das manchetes de jornal. "Se eu tivesse que tomar medida pelas manchetes dos jornais eu teria pedido asilo político em outro país e acho que teve gente que tomou decisão com base nas manchetes e o PIB poderia ter sido melhor em novembro e dezembro se não fosse isso", avaliou Lula.

Empáfia

Para Lula, além de comemorar o fim da crise no Brasil é dia de comemorar o fim da "empáfia" em vários setores da sociedade e festejar a colaboração que todos deram para a retomada do crescimento da economia.

"Hoje poderia ser afirmada aqui que acabou definitivamente a empáfia nesse país. Aquela empáfia que tinha o governante, que achava que sabia tudo, do ministro da Fazenda que fazia um pacote atrás do outro, acabou a empáfia dos empresários que achavam que o Estado não valia mais nada, e eu penso que acabou a empáfia de uma parte da imprensa que achava que achava que com suas manchetes podia criar o clima que quisesse na sociedade", discursou Lula.

Convocação

O presidente convocou ainda os membros do Conselhão a formar um grupo de trabalho para estudar as necessidades do país para criar uma cadeia produtiva que seja capaz de atender a exploração do pré-sal.

"Acho que o Conselho pode montar grupo de trabalho para estudar a cadeia produtiva do pré-sal. Precisamos fazer com que as máquinas sejam produzidas no país", convocou Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]