• Carregando...

Uma nova proposta para compra da Varig poderá ser apresentada ainda esta semana ou em um próximo leilão judicial, previsto para o dia 12, por um grupo de investidores brasileiros e americanos representado pela consultoria Cinzel Partners, dos Estados Unidos.

O diretor da Cinzel Partners no Brasil, Marcelo Bastos, revelou nesta segunda-feira que as projeções para a oferta são de investimentos para pagamento de ativos e injeção de recursos na nova Varig em torno de US$ 600 milhões. O número final, entretanto, ainda não estaria fechado.

Bastos frisou que a proposta em estruturação é muito centrada no sucesso da nova empresa.

- A gente está tentando estabelecer uma modelagem que inverta um pouco o que está aí - afirmou.

Na avaliação de Bastos, a tentativa hoje é de vender rápido uma companhia para garantir a manutenção da velha Varig. Os investidores da Cinzel Partners, ao contrário, estariam tentando estruturar um projeto diferente.

- É trazer investidores para a nova companhia para que esta decole, faça sucesso, ganhe dinheiro e, com isso, gere um fluxo de recursos para a velha pagar os seus credores - disse o diretor da Cinzel Partners.

Caso esse consórcio venha a adquirir a Varig Operacional, o presidente da nova companhia seria Roberto Procópio de Lima Netto, ex-titular da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Lima Netto e os demais ex-diretores que reestruturaram a CSN seriam "peça-chave para o grupo de investidores".

Para Marcelo Bastos, a Varig Operacional "é a saída para a Varig S/A pagar os seus custos do plano de recuperação". O plano de recuperação não seria pago pelo leilão de venda, mas, sim, pelo sucesso da nova empresa.

- Nós entendemos que esse é o modelo da nova Lei de Falências. Ela permite que você venda a unidade de produção exatamente para gerar uma operação de sucesso que possa oxigenar a operação antiga, a ponto de ela assumir seus compromissos.

De acordo com o diretor da Cinzel Partners, os depósitos que vêm sendo efetuados pela ex-subsidiária da Varig (VarigLog) para fluxo de caixa da Varig até o novo leilão, no montante previsto de até US$ 20 milhões, é assunto para ser resolvido depois entre as duas empresas (Varig e VarigLog).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]