• Carregando...
Fila em frente a loja em Montebello, na Califórnia | Frederic J. Brown/AFP
Fila em frente a loja em Montebello, na Califórnia| Foto: Frederic J. Brown/AFP

Programe-se

Veja o endereço eletrônico de algumas lojas participantes:

Walmart: www.walmart.com.br

Magazine Luiza: www.magazineluiza.com.br

Sepha Perfumaria: www.sepha.com.br

Brastemp: www.brastemp.com.br

Consul: www.consul.com.br

Netshoes: www.netshoes.com.br

Dell: www.dell.com.br

TAM: www.tam.com.br

Ipiranga: www.ipiranga.com.br

Compra Fácil: www.comprafacil.com.br

Staples: www.staples.com.br

Ponto Frio: www.pontofrio.com.br

Extra: www.extra.com.br

Casas Bahia: www.casasbahia.com.br

Submarino: www.submarino.com.br

Mega Mamute: www.megamamute.com.br

Mercado Livre: www.mercadolivre.com.br

Mabe: www.mabebrasil.com.br

Eletro Som: www.eletrosom.com

Carrefour: www.carrefour.com.br

ShopTime: www.shoptime.com.br

HP: www.hp.com/br

Lojas TaQi: www.taqi.com.br

Centauro: www.centauro.com.br

Lojas Colombo: www.colombo.com.br

KaBuM!: www.kabum.com.br

Livraria da Folha: livraria.folha.com.br

Balão da Informática: www.balaodainformatica.com.br

Chevrolet: www.chevrolet.com.br

Leader: www.leader.com.br

Shopping Credicard: www.shoppingcredicard.com.br

Rakuten: www.rakuten.com.br

Caos: www.caos.com.br

Ricardo Eletro: www.ricardoeletro.com.br

Época Cosméticos: www.epocacosmeticos.com.br

ShopFato: www.shopfato.com.br

Toy Mania: www.toymania.com.br

Saraiva: www.livrariasaraiva.com.br

Fnac: www.fnac.com.br

Americanas: www.americanas.com.br

  • Vitrine de uma loja da Imaginarium: comércio eletrônico e redes varejistas aderiram às promoções

Consumidores ávidos por descontos já podem se preparar para a Black Friday, que começa amanhã e deve movimentar R$ 135 milhões no e-commerce brasileiro em um único, um crescimento de 35% sobre 2011. Bom para as empresas, que podem aumentar seus ganhos na data, e melhor para os consumidores, que encontram descontos de até 75% em diversos produtos – melhor ainda se o comprador refletir sobre a compra e comparar preços, para garantir uma boa compra de verdade.

A ação neste ano vai reunir 300 lojas virtuais brasileiras e o setor de serviços é o grande destaque. Pela primeira vez uma companhia aérea vai participar da ação: a TAM vai oferecer descontos para voos nacionais e internacionais em 60 destinos e promete facilidades na hora do pagamento.

Para participar da promoção, o consumidor precisa se cadastrar no site do evento (www.blackfriday.com.br). Quem se cadastrar vai concorrer a duas passagens de ida e volta com acompanhante para qualquer destino da TAM no mundo.

No ano passado, os varejistas receberam 237 mil pedidos de compras, número que deve saltar para 330 mil este ano, uma alta de quase 40% segundo Pedro Eugenio, criador do portal Busca Descontos e idealizador do Black Friday no comércio eletrônico brasileiro. "O varejo tem uma data a mais no calendário das vendas, que alavanca seu resultado. Já os consumidores podem comprar produtos com desconto e antecipar os presentes de Natal", salienta Eugenio.

Lojas físicas

Algumas lojas físicas aderiram à promoção. O Extra, que participou da ação no ano passado, repete a dose amanhã, com descontos de até 70% a partir das 22h de hoje. As lojas da Kennedy e do Alto da XV vão ficar abertos durante a madrugada para os consumidores aproveitarem as ofertas durante 26 horas, com descontos em todas as seções. "Os estoques foram reforçados para atender a demanda de consumidores em busca de descontos", diz Geraldo Monteiro, diretor de operações de varejo. Magazine Luíza e Imaginarium estão entre as redes com promoções na data.

Atenção

Diante de tantas promoções, o consumidor deve estar atento ao endividamento. O Procon-PR alerta que os consumidores realizem pesquisas de preços entre sites, para confirmar o desconto. Além disso, o órgão lembra que o consumidor deve evitar compras por impulso, que podem prejudicar as finanças a longo prazo.

Atenção aos descontos maquiados

Na última edição do Black Friday algumas empresas inflaram seus preços para parecer que os descontos eram ainda maiores. Câmeras digitais foram anunciadas com desconto de mais de R$ 600, quando na verdade não passava de R$ 200.

Para evitar situações como essa, nesta edição do Black Friday, as ofertas serão auditadas e checadas pelo Busca Descontos, recebendo selos de promoções verdadeiras. Assim como no ano passado, empresas que maquiarem os preços podem ser retiradas do evento. "Conversamos com as redes para que isso não aconteça neste ano, afinal os consumidores sabem como se precaver, tirando print screen [captura da imagem da tela do computador] dos anúncios e descobrir se houve queda no preço ou não", explica Pedro Eugenio, idealizador do Black Friday.

Há outras ferramentas para verificar os descontos. O site JáCotei (www.jacotei.com.br) acompanha a evolução nos preços de diversos itens e a reproduz em um gráfico. Já o Baixou (www.baixou.com.br) acompanha o preço real de mercado e monitora as empresas.

O que éTradição nasceu nos EUA e antecede as vendas do Natal

O Black Friday é o maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e acontece todos os anos na sexta-feira após o feriado do dia nacional de Ação de Graças (que é hoje). Desde a década de 1960, grandes lojas usam a data para liquidar estoques e dar o pontapé inicial da temporada de compras de final de ano nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]