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Maquiagem popular alemã chega ao Brasil para bater de frente com a Vult, do Boticário

Com preços populares e 30 mil pontos de venda ao redor do mundo, a Essence quer se tornar líder de vendas no Brasil nos próximos cinco anos

Rede de farmácias RaiaDrogasil já está confirmada para vender marca. Outras redes, como Riachuelo, estão em negociação para vender a Essence. | Reprodução/Instagram
Rede de farmácias RaiaDrogasil já está confirmada para vender marca. Outras redes, como Riachuelo, estão em negociação para vender a Essence. (Foto: Reprodução/Instagram)

Na próxima semana, a Essence, marca do grupo alemão de beleza Cosnova Beauty, chegará ao mercado brasileiro, onde espera se tornar líder de vendas nos próximos cinco anos.

Conhecida pelos preços populares e pela venda em farmácias europeias, a Essence chega ao país com expectativa de, com as vendas no Brasil, alcançar a posição de líder mundial em número de vendas de maquiagens (cosméticos para face, boca, olhos e unhas).

Com pegada jovem, os produtos de embalagens coloridas e temáticas fofas (como sereias e unicórnios) terão como embaixadora a atriz Maisa.  

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De acordo com a gerente de marketing, Tatiana D´Alessio Sombra, a Essence estará disponível em locais com alto fluxo de consumidores. Já foi fechada uma parceria com a rede de farmácias RaiaDrogasil e com as perfumarias Sumirê. Ainda está em negociação a entrada em grandes varejistas como Riachuelo, Marisa e Renner.

Com 30 mil pontos de venda ao redor do mundo, a Essence lucra no volume. “Tudo é importado a partir da sede na Alemanha para todas as distribuidoras e subsidiárias do mundo”, afirma.

O Brasil será a quarta subsidiária do grupo, que nasceu na Alemanha em 2002, onde hoje é líder em vendas, com 35,1% do mercado local de maquiagem. Presente em 80 países, a Cosnova faturou 24,9 milhões de euros.

800 produtos no catálogo, que muda a cada estação

Ao todo, a marca Essence possui 800 produtos em seu catálogo alemão. Nos demais países, disponibiliza entre 240 e 300 itens. “A marca tem uma visão a longo prazo e acredita muito no potencial do Brasil, tendo em vista o mercado chileno, onde em poucos anos a rede conquistou 10% de participação do mercado”, afirma. No Chile, a Cosnova trabalha com distribuidoras.

São Paulo será a primeira cidade a receber os produtos. Para alcançar outras cidades a Essence fechou parceria e irá vender pelo site Beleza na Web. “Também estamos trabalhando na construção de um e-commerce próprio”, diz Daniela.

A marca promete manter os preços baixos nas gôndolas brasileiras. “Os valores dos produtos ficam entre R$ 5,90 (esmalte) e R$ 42,90 (base mousse). As margens [de lucro] são apertadas, mas o resultado vem pelo volume e do giro”, afirma. Na Alemanha, são 25 edições limitadas lançadas por mês, além das coleções de primavera, verão, outono e inverno.

Assim como as grandes varejistas Forever 21, H&M e Zara levam para as suas prateleiras versões mais baratas das tendências desfiladas nas semanas de moda, as marcas de “fast beauty” (beleza rápida), como a Essence, fazem versões acessíveis de produtos líder de vendas entre as marcas profissionais de maquiagem.

Para o Brasil, por causa do processo de regularização da Anvisa, haverá menos edições especiais, mas Tatiana afirma que ao menos 50% do portfólio é trocado ao longo do ano.

“Trabalhamos com o conceito one-shop-stop, todos os nossos produtos ficam dispostos no mesmo display da loja. E como temos muitas novidades, as consumidoras acabam comprando por causa da inovação e não porque o outro batom dela acabou, por exemplo”, diz.

Concorrente da Vult

No Brasil, a Essence visa disputar com a Vult, comprada em 2017 pelo Grupo Boticário.

De acordo com a marca, 95% os produtos são fabricados por fornecedores da União Europeia, em países como Polônia, República Checa e Itália. Já os acessórios são feitos na China.

Em 2017, o Brasil vendeu R$ 8,3 milhões somente em maquiagem. A Avon segue como líder em vendas, seguida por Natura e Boticário.

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