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Corredores do Pérola Park: apesar de ser atacadista, centro foi desenhado com características de um shopping de varejo | Walter Fernandes/Gazeta do Povo
Corredores do Pérola Park: apesar de ser atacadista, centro foi desenhado com características de um shopping de varejo| Foto: Walter Fernandes/Gazeta do Povo

Perfil

Indústria de confecção é a segunda maior empregadora do estado

A indústria têxtil e de confecção é o segundo maior empregador do setor no Paraná. Segundo a Fiep, são 6,5 mil empresas, que geram cerca de 100 mil empregos diretos.

Na região de Maringá, 80 mil pessoas são empregadas direta e indiretamente em 72 cidades.

Em todo o país, o setor emprega mais de 850 mil pessoas, com faturamento anual de mais de US$ 30 bilhões, representando aproximadamente 3,5% do PIB do país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Paraná abriga 16,2% das empresas do setor, a maior parte nas regiões de Maringá, Cianorte e Apucarana.

Dificuldades

De acordo com o presidente do Sindicato Empresarial da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Cássio Almeida, apesar do bom momento vivido pelos shoppings atacadistas, as dificuldades do setor da confecção persistem.

Para o empresário, a indústria têxtil deveria ter a mesma atenção que o governo dá para o agronegócio.

"Não é simplesmente dar dinheiro para comprar uma máquina. Grande parte do setor da confecção é formado por pequenas e médias empresas. Portanto, é preciso desonerar a folha, fazer com que os empresários possam ter acesso à qualificação e não deixar os produtos importados com preços que permitam uma concorrência desonesta", diz.

Estrutura

Centro comercial terá hotel quatro estrelas e centro de eventos

Considerado o maior shopping atacadista da região Sul do país, o Pérola Park é o quinto empreendimento do gênero criado pelo Grupo Oppnus. Com origem em Pérola, no Noroeste do Paraná, a empresa também é dona do Portal Atacadista, em Maringá, do Master Brusque, em Santa Catarina, do Master Cianorte e do Dallas Personnalité, os dois últimos em Cianorte. O Pérola Park tem 247 lojas em uma área de 28 mil metros quadrados, com 800 vagas de estacionamento. Apostando em um perfil de público mais exigente, o Pérola Park também contará com uma estrutura paralela, que vai funcionar ao lado do shopping, com hotel e centro de eventos. "Apesar de ser um shopping atacadista, o Pérola tem todas as características de um shopping de varejo", explicou o diretor comercial, Valdir Alencar. A expectativa é de que o hotel fique pronto em novembro deste ano. A estrutura terá padrão quatro estrelas e capacidade de 400 leitos. Além de acomodar lojistas de outras cidades e estados, o local também será aberto para outros públicos. O centro de eventos, com capacidade para cerca de 3 mil pessoas, deve ficar pronto no início do ano que vem.

R$ 100 milhões foram investidos na construção do Pérola Park. O shopping atacadista, o segundo maior do país, tem 247 lojas em uma área de 28 mil metros quadrados, com 800 vagas de estacionamento. O Pérola Park também contará com uma estrutura paralela, que funcionará ao lado do shopping, com hotel e centro de eventos.

Um dos maiores polos de confecção do país, Maringá se consolida como referência em shoppings atacadistas de moda – a cidade ganhou neste mês o sexto estabelecimento do gênero. Com investimentos de R$ 100 milhões, o Pérola Park é o segundo maior centro de compras de atacado do Brasil, atrás apenas do Mega Pólo Moda, de São Paulo.

Com o novo empreendimento, a estimativa é de que a indústria da confecção em Maringá – que movimenta em média R$ 1,68 bilhão por ano – feche 2013 com um faturamento 30% maior. Além do Pérola Park, Maringá também conta com os shoppings de atacado Avenida Fashion, Bandfashion, Portal Atacadista, Mercosul e Vest Sul. Juntos, eles têm 650 lojas que atendem aproximadamente 17 mil compradores por mês.

Instalados às margens da rodovia PR-317, os shoppings de atacado provocaram mudanças na estruturação urbana da região oeste de Maringá. A área passou a receber vários investimentos públicos – como a Cidade Industrial de Maringá – e privados, incluindo o shopping Catuaí, inaugurado em 2010.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, a eclosão de shoppings atacadistas em Maringá e Cianorte – que tem cinco empreendimentos – tem a ver com a grande concentração de empresas que trabalham com a criação da moda. A região de Maringá, com quase 2,3 mil indústrias de confecção em 72 cidades, produz cinco milhões de peças por mês.

"É um ambiente favorável para a instalação destes shoppings, que acabam abastecendo lojistas do Brasil e de outros países do Mercosul. Até pela questão de trânsito, é muito mais simples comprar no Corredor da Moda do Paraná do que em São Paulo por exemplo", diz Campagnolo.

Os shoppings maringaenses atraem cada vez mais clientes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até mesmo de estados que também contam com polos de confecção, como Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.

"Maringá tem shoppings modernos, com um mix de lojas completo e uma infraestrutura de serviços que não existe em outros centros. Aqui, compradores ganham hospedagem em hotel e café da manhã como cortesia, têm o aeroporto a poucos metros de distância e outras facilidades que influenciam na escolha", diz o diretor comercial do Pérola Park e do Portal Atacadista, Valdir Alencar.

Atacadistas apoiam time de vôlei da cidade

Além de divulgar as novas coleções em eventos como o Maringá Fashion Mix, os shoppings atacadistas do Norte e Noroeste do Paraná também tem apostado no esporte.

No mês passado, o Sindicato Empresarial da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) anunciou um acordo para ser o patrocinador master do time de vôlei da cidade, que disputará a Superliga Nacional.

Batizado de Moda Ma­­ringá, o time vai receber R$ 6 milhões do Sindvest nos próximos três anos. "Essa nova equipe vai divulgar ainda mais o polo atacadista de pronta entrega e a moda produzida aqui em Maringá. Poderemos usar camisas com os nomes dos shoppings atacadistas, promover desfiles em dias de jogos, uma série de possibilidades para levar a nossa produção aos potenciais clientes no Brasil e no exterior", avaliou. Outro patrocínio é do Grupo Oppnus, dono do Pérola Park.

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