Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resolução de conflito

Mediadores suíços acreditam que Rússia poderá entrar na OMC este ano

Rússia, um dos grandes produtores de energia do mundo, tem PIB anual de cerca de 1,9 trilhão de dólares, 2,8 por cento da economia mundial

Mediadores suíços disseram neste domingo (30) que esperam que a Rússia possa chegar a um acordo com a Geórgia e entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC) já em dezembro, depois de 18 anos de negociações, e Moscou disse que os obstáculos finais poderão ser superados "dentro de horas".

A Rússia, um dos grandes produtores de energia do mundo, tem PIB anual de cerca de 1,9 trilhão de dólares, 2,8 por cento da economia mundial, e a adesão à OMC abriria mais sua economia e aumentaria o fluxo de investimentos para o país, duas décadas após o colapso do regime comunista.

"Espero que nossa discussão de hoje seja frutífera e os resultados permitam que a Rússia entre na OMC até o final do ano, em dezembro", A ministra das Relações Exteriores suíço, Micheline Calmy-Rey, disse ao presidente russo, Dmitry Medvedev.

Medvedev respondeu dizendo que a Rússia "também quer muito isso", e elogiou os esforços de mediação da Suíça na reunião, organizada às pressas, na residência de Medvedev perto de Moscou. A Geórgia, pequeno vizinho ao sul que travou por breve período uma guerra com a Rússia em 2008, é o único dos 153 membros da OMC que continua a bloquear adesão da Rússia.Na semana passada, o país vizinho ofereceu a Moscou o que chamou de um acordo final de compromisso, envolendo questões comerciais.

A delegação suíça está a caminho da capital da Geórgia, Tbilisi, para discutir a questão da entrada da Rússia, e o adido do Kremlin, Arkady Dvorkovich, disse aos jornalistas que espera uma resolução para "todas as questões pendentes dentro das próximas horas."

Analistas disseram que é improvável que a Rússia consiga entrar formalmente na OMC até 2012.

Juntar-se ao bloco comercial de 153 membros, é uma ambição do primeiro-ministro Vladimir Putin, que está buscando um retorno à presidência russa em 2012 de março de eleição, e a adesão da Rússia seria o maior avanço na liberalização do comércio mundial desde que a China se juntou ao grupo uma década atrás.

Autoridades russas estão apostando na entrada da OMC para estimular o crescimento econômico com o aumento da concorrência, e o Banco Mundial estima que a adesão poderia aumentar o tamanho da economia da Rússia 11 por cento no longo prazo.

A Geórgia, como todos os membros da OMC, tem poder de veto sobre a adesão da Rússia, medida que ameaça usar até que uma disputa com a Rússia sobre os controles aduaneiros seja resolvida. A Rússia derrotou a Geórgia, ex-soviética, em uma breve guerra em 2008 na região separatista georgiana da Ossétia do Sul. Eles não restabeleceram relações diplomáticas.

A Rússia havia dito na quinta-feira que seriam necessários vários dias para analisar a proposta sobre o comércio de fronteira com a Geórgia feitas por mediadores suíços.

Os Estados Unidos e a União Européia pedem que as partes envolvidas tentem resolver os termos da associação até o final deste ano, porque temem, como as autoridades russas, que novo fracasso possa significar um adiamento de anos para a entrada da Rússia no bloco comercial.

Se a Rússia conseguir um acordo com a Geórgia antes de uma reunião do grupo de trabalho na primeira quinzena de novembro, a entrada poderia ser aprovada na conferência de 15 de dezembro de ministros do comércio da OMC, em Genebra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.