Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise nos EUA

Mercado de trabalho afeta confiança do consumidor dos EUA

Apesar de um aumento dos preços de moradias em agosto pelo quarto mês, um relatório do Conference Board indicou que os norte-americanos não estão otimistas

A confiança do consumidor norte-americano se deteriorou em outubro, com o pior mercado de trabalho em 25 anos alimentando preocupações sobre o futuro. O dado, divulgado nesta terça-feira, ofuscou uma melhora modesta no setor imobiliário.

Apesar de um aumento dos preços de moradias em agosto pelo quarto mês, um relatório do Conference Board indicou que os norte-americanos não estão otimistas.

O índice de confiança do consumidor caiu para 47,7 este mês, ante 53,4 em setembro, maior queda em oito meses. O componente de expectativas recuou para 65,7, frente a 73,7 no mês anterior.

Problemas persistentes no mercado de trabalho foram o principal culpado. A proporção dos que relataram dificuldade de encontrar emprego aumentou de 47 para 49,6 por cento.

O indicador sobre as condições atuais caiu para 20,7 e está perto do menor nível em 26 anos.

Já os preços de moradias, abatidos por uma severa recessão, parecem estar encontrando um piso. Relatório do Standard & Poor's Case/Shiller mostrou que os preços em 20 cidades aumentou 1,2 por cento, acima das previsõs de analistas ouvidos pela Reuters.

A alta ajudou a moderar o declínio registrado na comparação ano a ano, agora de 11,3 por cento.

"Isso sugere que há alguma recuperação acontecendo", afirmou David Sloan, economista da 4Cast Ltd. "É possível que o mercado esteja tendo algum apoio temporário do crédito tributário que pode não durar."

O Senado norte-americano pode votar nesta terça-feira a extensão de um alívio fiscal de 8.000 dólares para compradores de imóveis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.