Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolsa de valores

Mercado embolsa lucros e provoca baixa de 1% do Ibovespa

Com a queda das commodities no mercado internacional, ações ligadas às matérias-primas estiveram entre as que mais sofreram

O Ibovespa perdeu força nesta quinta-feira, devolvendo praticamente toda a alta do dia anterior após uma tentativa frustrada de superar 72 mil pontos pela primeira vez desde novembro.

O principal índice da bolsa brasileira caiu 1,27 por cento, para 70.721 pontos, com desempenho mais fraco que os mercados internacionais. O giro financeiro da sessão somou 6,54 bilhões de reais.

Na máxima do dia, o Ibovespa alcançou 71.923 pontos, maior patamar desde 9 de novembro. Na véspera, o índice tinha subido 1,72 por cento.

"Depois do dia de ontem, hoje é dia de embolsar um pouco dos lucros. Não teve nenhuma notícia que justificasse (a queda)", disse Rossano Oltramari, analista da corretora XP Investimentos.

No exterior, os índices Dow Jones e Standard & Poor's 500 tinham baixa mais modesta pouco antes do fechamento, de cerca de 0,3 por cento. Na quarta-feira, porém, eles também haviam subido menos.

Com a queda das commodities no mercado internacional --0,54 por cento, segundo o índice Reuters-Jefferies--, ações ligadas às matérias-primas estiveram entre as que mais sofreram. Com o maior volume, Petrobras PN teve baixa de 2,1 por cento, a 27,31 reais.

"Antes de todas essas altas, há uma semana, ninguém pensava em exercer a (opção de compra) de 26 (reais). Agora, já estavam pensando em exercer a de 28 (reais)", disse o operador de um banco de investimento, em referência ao exercício de opções sobre ações, marcado para a próxima segunda-feira.

"Foi uma realização normal", completou.

As ações preferenciais da Vale tiveram queda de 0,32 por cento, a 52,25 reais. Destoando da queda no setor, as ações da MMX subiram 0,78 por cento, a 11,63 reais.

Ações de eletricidade

De acordo com a analista de energia elétrica da SLW Corretora, Rosangela Ribeiro, diante de uma percepção de diminuição de riscos para todo o setor, alguns papeis estavam "descontados" em relação a outros ativos. "Além disso, as ações da Eletrobras ainda repercutem a aprovação do aumento de capital (de 5,1 bilhões de reais)", afirma.

Em destaque, Light subiu 2,6 por cento, a 27,55 reais. O papel ordinário da Eletrobras ganhou 1,14 por cento, saindo a 22,99 reais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.