• Carregando...

As principais bolsas de valores da Ásia que operaram nesta sexta-feira fecharam em alta, começando o novo ano com esperança de que o pior da crise global possa ter ficado para trás, depois de um brutal 2008.

Ainda assim, dados divulgados nesta sexta-feira apontam para um caminho duro pela frente para grande parte do planeta, já que as grandes economias, dos Estados Unidos ao Japão, passam por uma recessão, depois de terem vivido a pior crise financeira em gerações.

O índice de ações MCSI da região Ásia-Pacífico, que exclui o mercado japonês, subia 1,13 por cento, para 250 pontos, por volta das 6h54 (horário de Brasília).

O indicador amargou um tombo de 53 por cento em 2008, o pior desempenho já registrado, embora tenha apurado uma valorização de 25 por cento desde que atingiu o menor patamar em cinco ano, ao final de novembro.

A bolsa de valores de Hong Kong teve alta de 4,55 por cento, para 15.042 pontos. Operadoras de telefonia móvel como a China Mobile registram ganhos fortes, depois que a China aprovou na quarta-feira a emissão de uma esperada licença para a próxima geração de rede de telefonia móvel, o que abre a porta para cerca de 41 bilhões de dólares em gastos com equipamentos.

Ações na Coreia do Sul saltaram 2,93 por cento, para 1.157 pontos, ajudadas pelo ganho de 11,4 por cento das ações da LG Display, que subiram na expectativa de melhora dos preços dos televisores de tela plana.

O principal índice acionário de Singapura subiu 3,76 por cento, para 1.827 pontos, enquanto o mercado de Taiwan teve alta modesta, de 0,05 por cento, aos 4.591 pontos.

Na Austrália, o índice da bolsa local encerrou o pregão em queda de 0,23 por cento, aos 3.713 pontos.

Os mercados financeiros do Japão e da China não operaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]