
Dois dias depois de apresentar um tablet próprio, a Microsoft anunciou a nova versão de seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 8. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (20), em San Francisco, durante o Windows Phone Developer Summit, evento voltado para desenvolvedores da plataforma.
O novo sistema terá forte integração com outros dispositivos com Windows 8, como PCs e tablets. O novo Windows Phone também terá suporte a chips com múltiplos núcleos e cartões microSD. Desenvolvedores de aplicativos para Android e iOS terão mais facilidade para transportarem seus programas para Windows Phone.
A tela inicial será mais personalizável: se você usa muito SMS, por exemplo, o tamanho do bloco dinâmico dessa função ("tile", em inglês) poderá ocupar mais espaço. O usuário poderá escolher entre três tamanhos para os ícones.O sistema de mapas será da Nokia, que funcionará mesmo se o celular estiver offline.
Outra novidade é que o Windows Phone 8 terá suporte ao NFC (Near Field Communication), tecnologia para comunicação sem fio, de curta distância, entre dispositivos. Como uma das funções mais importantes do padrão é utilizá-lo para pagamentos, o WP 8 virá com uma carteira virtual embarcada.
A nova versão do navegador da empresa, o Internet Explorer 10, virá junto com o sistema e terá uma função de "anti-phishing" para proteger os usuários de ameaças virtuais.A última versão do Windows Phone havia sido lançada em setembro do ano passado, quando a empresa liberou o update 7.5, de codinome Mango.



