Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Microsoft processa 'invasores virtuais' por violações

A Microsoft anunciou nesta terça-feira ter aberto dois processos contra os chamados "invasores virtuais", que empregam nomes de produtos da empresa para ganhar dinheiro de forma leviana por meio de publicidade online. Entre os alvos dos processos da Microsoft está um homem da Califórnia que registrou 85 domínios envolvendo a empresa.

A maior produtora de software do mundo disse que a explosão da publicidade online, nos últimos anos, resultou em registro ilegal de nomes de domínio na Internet que contém marcas e slogans da Microsoft, bem como suas variações tipográficas.

Já que o faturamento gerado por anúncios é associado ao número de visitas, esses sites podem acumular tráfego considerável e, portanto, boa receita publicitária.

Os sites se aproveitam dos erros de digitação ou da ignorância dos internautas, que digitam, por exemplo, um endereço como "freemsnhotmail.com", fora da alçada da Microsoft, quando estão à procura de uma conta legítima no Hotmail, controlado pela empresa.

- Essa corrida por espaço na Internet foi para coletar o maior número possível de nomes de domínio e tirar proveito financeiro deles com a publicidade paga conforme o número de acessos - disse Aaron Kornblum, advogado da Microsoft encarregado de garantir a segurança da empresa na Internet.

A Internet Identity, uma empresa que monitora a atividade online, diz que mais de dois mil nomes de domínio são registrados diariamente contendo termos que a Microsoft emprega como marcas registradas, e que 75% do total pertence a empresas especializadas em registro de domínios para exploração.

A Microsoft alega que o uso de marcas registradas da empresa como nomes de domínio representa violação de uma lei de 1999, que prevê que os responsáveis pelo registro de nomes de domínios idênticos, semelhantes ou derivados de uma marca existente, para fins lucrativos, poderão ser multados em até US$ 100 mil.

Nos termos da lei, a Microsoft informa ter aberto processo contra três pessoas que estão trabalhando juntas para registrar 324 nomes de domínio que envolvem marcas e nomes relacionados à produtora de software.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.