Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte de carga

Ministério da Justiça investiga empresas aéreas de carga por suspeita de cartel

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça investiga se houve combinação de preços entre as empresas de transporte aéreo de carga no Brasil. Estão sendo investigadas pelo órgão de defesa da concorrência sob suspeita de formação de cartel a alemã Lufthansa (Deutsche Lufthansa AG e Lufthansa Cargo AG), a suíça Swiss International Airlines, as americanas American Airlines e United Airlines, a holandesa KLM, a francesa Air France (Societé Air France), a italiana Alitalia e as brasileiras ABSA Aerolíneas Brasileiras S/A e a VarigLog (Varig Logística).

Segundo nota da SDE, está sendo analisada a possibilidade de essas empresas terem combinado a cobrança do adicional de combustível no valor máximo autorizado pelo então Departamento de Aviação Civil (DAC), além de estabelecer o momento de implementação desse reajuste.

A secretaria informou ainda que, em 23 de janeiro, realizou operação de busca e apreensão de documentos nas empresas Varig Logística S/A, American Airlines, Inc, KLM - Companhia Real Holandesa de Aviação e Societé Air France, em São Paulo, e que ainda está analisando todos os documentos e informações obtidos.

A SDE ainda vai decidir se vai instaurar processo administrativo, baseado nessas investigações. Caso seja aberto o processo, todas as empresas serão intimadas para apresentar defesa. A SDE informou que a investigação da possível ocorrência de cartel foi iniciada em 17 de janeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.