
Não é à toa que o Dia Nacional da Indústria foi a data escolhida para a abertura do 3° Paraná Business Collection (PBC), evento que reúne as principais marcas de confecções e vestuário do estado na sede do Cietep até o dia 29 de maio. Com 5,4 mil indústrias no segmento, o Paraná emprega mais de 89 mil trabalhadores, 6,8% de todos os empregados do setor no país, segundo dados da Federação das Indústrias (Fiep).
Na opinião de Marcos Tadeu Koslovski, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar), o Paraná está entre os quatro maiores polos de confecções do Brasil, ao lado de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. "A qualidade da nossa produção é inquestionável, o que falta é a visibilidade das marcas, porque o lojista tem a percepção de que o produto local é superior, mas não o público final."
Além de se antecipar a eventos já consolidados, como Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, e lançar em primeira-mão as coleções Primavera/Verão 2010 de dez grifes locais, o PBC proporciona também um ambiente favorável aos negócios. Para o showroom, foram selecionados 55 lojistas de todo o Brasil, que terão a oportunidade de comprar diretamente dos 27 expositores. "Tratam-se de empresas com no mínimo cinco lojas, de alto potencial de compra, direcionadas para os segmentos participantes do PBC, que vão da alfaiataria à moda praia", explica Edivaldo Pires Corrêa, Coordenador Estadual de Projetos do Setor de Vestuário do Sebrae-PR.
Lucí Orlandini Nazário, proprietária da marca Madame Lulu, de Maringá, já comprovou pessoalmente que o showroom é mesmo um espaço privilegiado para os negócios. "É a primeira vez que participo do Paraná Business Collection, e o primeiro contato que fiz se transformou em uma venda", conta a empresária, que fechou negócio com uma grande rede de Piracicaba (SP).
A grife de alfaiataria masculina Risca de Giz, de Francisco Beltrão, também não tem do que reclamar. Segundo seu estilista e proprietário Maurício Castello, a participação no PBC do ano passado rendeu excelentes contatos e vendas consolidadas. "Os clientes que contatamos durante o PBC 2008 continuam adquirindo as peças da Risca de Giz."




