Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco

Moody's adverte que pode rebaixar nota de bancos espanhóis

Agência afirma que redução da nota pode ocorrer em razão da exposição dos bancos ao mercado imobiliário e à capacidade menor de as instituições gerarem lucros

A agência de classificação de risco Moody's advertiu que poderá reduzir a nota de vários bancos da Espanha, devido tanto à sua exposição ao mercado imobiliário como à sua capacidade menor de gerar lucros.

A Moody's afirmou em um comunicado que colocou em perspectiva negativa as notas das seguintes instituições financeiras: Banco Cooperativo (atualmente "A1"), Banco Sabadell ("A3"), Bankia ("Baa2") e sua matriz BFA ("Ba2"), Bankinter ("A2"), CaixaBank ("Aa3") e sua matriz La Caixa ("A2"), Confederação Espanhola de Caixa de Poupança (CECA, "A2"), Caixa Rural de Granada ("Baa1"), Ibercaja Banco ("Baa1") e Lico Leasing ("Baa3").

Informou que reavaliará "a força financeira de todos os bancos espanhóis, que refletem um aumento das espectativas de perdas em relação a sua exposição no mercado imobiliário", afirmou a Moody's.

Apesar disso, indica que diminuiu a pressão para impulsionar as reservas de capital e aumentar as provisões em um momento em que a economia espanhola está estagnada, e os bancos enfrentam uma capacidade menor para gerar lucros.

Por outro lado, a Moody's informou que estava reavaliando um possível aumento da qualificação do Banco CAM, que foi comprado pelo Banco Sabadell.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.