
O corpo de Olavo Egydio Setubal, presidente do conselho de administração do banco Itaú e da holding Itaúsa, será cremado hoje, no fim da manhã, em cerimônia privativa aos familiares. Ele morreu na manhã de ontem, em São Paulo, aos 85 anos. O grupo congrega operações industriais das empresas Duratex, Itautec e Elekeiroz e atividades financeiras, por meio do banco Itaú Holding Financeira (Itaú e Itaú BBA), que está entre os 15 maiores das Américas. A companhia conta com R$ 350 bilhões de ativos. Setubal ainda foi prefeito de São Paulo, entre 1975 e 1979, e ministro das Relações Exteriores, no governo do ex-presidente José Sarney.
Em homenagem ao ex-administrador da capital paulista, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, decretou luto oficial na cidade por três dias. Em nota, a prefeitura ressalta que Setubal foi "um dos grandes prefeitos da história". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do empresário por meio de nota de solidariedade enviada à família e amigos: "Olavo Setubal foi um dos grandes empreendedores brasileiros do nosso tempo."
O empresário estava internado há cerca de um mês no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ontem, não resistiu à insuficiência cardíaca.
Engenheiro e banqueiro
Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP, em 1947, Setubal se tornou um dos banqueiros de maior reconhecimento no país e depois no exterior após a internacionalização do grupo, iniciada nos anos 80.
Sob sua gestão, Setubal levou o Itaú de uma influência restrita ao estado de São Paulo, até o início dos anos 60, a se tornar no segundo maior banco privado do país já nos anos 70.
Foi o maior incentivador da expansão bancária no país por meio de fusões e aquisições, sendo a última grande aquisição a dos ativos latino-americanos do Bank of America, no início de 2006, que permitiu a incorporação do BankBoston.
O banqueiro também foi entusiasta dos serviços on-line, introduzindo os primeiros caixas eletrônicos no país ainda em 1981. Apostou na segmentação da clientela por faixa de renda, com a atribuição de estrelas, que depois popularizou o negócio que se tornou o cheque especial brasileiro. Em 1995, após a compra do Banco Francês e Brasileiro (BFB), o banco criou a bandeira Itaú Personnalité, que inspirou o atendimento e serviços diferenciados para alta renda.
O Itaú emprega hoje cerca de 69 mil pessoas, em mais de 2,5 mil agências, e atende um público de 24 milhões de clientes. Entre os bancos brasileiros, lidera nos segmentos de alta renda, gestão de fortunas, cartões, financiamento de veículos e grandes empresas.
Velório
O velório de Olavo Setubal ocorre até as 10 horas de hoje no Centro Empresarial do Itaú, em São Paulo. Das 14 às 16 horas de ontem, apenas familiares puderam se aproximar do corpo. A partir das 16 horas, funcionários do Centro Empresarial fizeram filas gigantescas para se despedir do empresário e assinar o livro de visitas. Até as 18 horas, mais de duas mil pessoas haviam passado pelo local. Por causa do alto movimento de empresários e autoridades políticas presentes ao velório, o tráfego de helicópteros no entorno do prédio era intenso.



