Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
energia

MPX inicia produção de carvão na Colômbia no 4º tri de 2012

As reservas de carvão da MPX estão localizadas na província de La Guajira, próximas das operações do maior exportador privado da Colômbia, a Cerrejon, que tem operações integradas de mineração e transporte

A MPX, empresa de geração de energia do grupo EBX, do empresário Eike Batista, pretende iniciar a produção de carvão na Colômbia no último trimestre de 2012, afirmou o presidente da MPX Colombia, Ricardo Gaviria.

"Em 2012, iremos produzir 200 mil toneladas (...) no último trimestre", disse Gaviria, no final da noite de quinta-feira, durante uma conferência sobre infraestrutura, na Colômbia.

O executivo disse também que a produção será de 1,7 milhão de toneladas em 2013, chegando a 35 milhões de toneladas em 2020. O total de investimentos previstos é de cerca de 3 bilhões de dólares.

As reservas de carvão da MPX estão localizadas na província de La Guajira, próximas das operações do maior exportador privado da Colômbia, a Cerrejon, que tem operações integradas de mineração e transporte.

A MPX pretende também ter um sistema integrado entre mina, ferrovia e porto, para atender as operações da companhia no país.

Gaviria disse que um porto deverá entrar em operação ao final de 2013 com uma capacidade inicial de 5 milhões de toneladas por ano, com potencial para chegar a 35 milhões de toneladas.

Segundo a MPX, as reservas certificadas na região são de 1,6 bilhão de toneladas em depósitos subterrâneos na área de San Juan, além de outras 144 milhões de toneladas em minas a céu aberto.

"As operações nas minas subterrâneas serão iniciadas no final de 2014, início de 2015", disse Gaviria, ao acrescentar que a mina subterrânea terá capacidade de produzir 30 milhões de toneladas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.