Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Shopping Center

Mueller completa 25 anos hoje

O shopping Mueller, localizado no Centro Cívico de Curitiba, comemora hoje 25 anos de existência. Inaugurado em 1983 pelo empresário Salomão Soifer e seu sócio Milton Gurtensten, o Mueller se mantém como o mais antigo centro comercial de grande porte da capital parananense. Hoje, o local tem 188 lojas e recebe diariamente cerca de 35 mil visitantes.

De acordo com a gerente de marketing Laura Ranaldi, os lojistas são parte fundamental no sucesso do shopping. "São empresários visionários, que acompanharam as evoluções do shopping e do mercado", diz. Além disso, segundo Laura, a inauguração do Mueller foi um marco para Curitiba. Um dos motivos é que ele foi projetado na região central da capital, ao contrário de outros empreendimentos da época, como o shopping Pinhais, que funcionou no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, no início dos anos 80.

O proprietário das lojas Bergerson, Marcelo Bergerson, acredita que o Mueller ajudou a instituir uma nova "cultura" na cidade. "O shopping é a praia do curitibano. Abrir um empreendimento desses hoje é quase certeza de sucesso. Na época, quebrou um paradigma", conta. Segundo o proprietário da rede de salões Lady & Lord, Kyrlei Boff, investir e acompanhar o desenvolvimento do Mueller é uma visão disseminada entre os lojistas. "O shopping está sempre inovando e criando novos serviços. Temos que acompanhar para que ele mantenha o posicionamento no mercado."

História

Em 1883, o ferreiro suíço Gotlieb Mueller instalou uma serralheria na então Estrada do Assungui – hoje rua Mateus Leme. Com a morte do fundador em 1902, foi criada a Mueller Irmãos & Cia, fábrica de máquinas e pregos que funcionou no local até 1973 e transferiu-se para a Cidade Industrial de Curitiba. Sem destino certo para o prédio, em 1978 os empresários começaram estudos de viabilidade para o shopping, compraram o prédio e iniciaram as obras em 1981, mantendo características externas do edifício antigo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.