Com renda mensal aumentando ano após ano, entre 2001 e 2004, as mulheres brasileiras descobriram de vez o mercado de cartões de créditos. Com seus plásticos em mãos, foram decididamente às compras, num movimento que atingiu níveis históricos em 2005: de posse de quase metade do total de cartões de crédito do país (33,1 milhões), gastaram R$ 58 bilhões no ano passado, num aumento de 29,8% em relação a 2004 - acima da média de crescimento do mercado, que foi de 27,1%, somando R$ 127,6 bilhões no total.
Proporcionalmente, há mais mulheres brasileiras com cartões do que homens - 41% a 31%.
Essa participação massiva das mulheres no uso de cartões de crédito as transformou na linha de frente da expansão desse mercado no país. Esses expressivos números foram divulgados nesta segunda-feira por Fernando Chacon, diretor-executivo de Marketing da Credicard e constam do estudo Mulheres e o Cartão de Crédito, parte da pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizada mensalmente pela Credicard.
Tanto os gastos das mulheres com cartões de crédito como o número de plásticos em poder delas superou o crescimento do mercado em geral. O crescimento dos gastos das mulheres foi de 29,8%, enquanto que o do mercado foi de 27,1%. Já o total de cartões aumentou 30,4% entre as mulheres e 26,6% no mercado em geral.
O valor médio das compras das mulheres também aumentou em 2005 em relação ao ano anterior: de R$ 76 passou para R$ 81, crescimento de 7,1%.
As mulheres usam mais seus cartões em farmácias, lojas de departamento, perfumarias, lojas de roupas e de calçados. Os homens, por sua vez, utilizam mais em supermercados, restaurantes, hotéis e postos de serviços.
Nas compras online, 63% dos homens e mulheres costumam fazer compras pela internet com o cartão, sendo que 38% das mulheres têm computador em casa, contra 43% dos homens.
Outro dado em que não há diferenças significativas entre homens e mulheres refere-se à distribuição dos portadores de cartões nas regiões do país. Ambos se concentram na região Sudeste. O perfil das mulheres portadoras de cartão por região é o seguinte: Sudeste, 75,4%; Norte/Nordeste, 11,3%; Centro-Oeste, 8,7%; Sul, 4,5%. Já a distribuição regional dos homens é a seguinte: Sudeste, 73,8%; Norte/Nordeste, 10,8%; Centro-Oeste, 5,8%; Sul, 9,3%.



