O Parkshopping Barigui poderá ser ampliado nos próximos anos e ganhar um novo complexo imobiliário em seu entorno. A Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A, que detém 90% do empreendimento, comunicou ontem ao mercado a aquisição de três terrenos ao lado do shopping, com área total de 27,3 mil metros quadrados. A companhia pretende ampliar o número de lojas do Barigui e desenvolver um projeto multiuso, com a construção de escritórios, por exemplo. No entanto, não há nenhum projeto pronto, que para ser concretizado dependerá ainda de aprovação do poder público.
O terreno foi negociado com a Deneli Administração e Participações Ltda. em forma de permuta. Pela cessão da área, a Deneli receberá 6% do condomínio do ParkShopping Barigui. O valor não foi divulgado. A aquisição do terreno é o primeiro movimento da Multiplan em Curitiba após a invasão da gigante BR Malls. Em fevereiro, o grupo O Boticário vendeu o Shopping Estação à administradora BR Malls. Alguns meses depois, a companhia adquiriu 35% do Shopping Curitiba. A BR Malls também atua no Shopping Crystal, com a negociação de quiosques.
O novo terreno da Multiplan tem 118 metros de frente para a BR-277. "Podemos ampliar o número de lojas, desenvolver um hotel ou conjunto de escritórios ou ainda aumentar a área de parqueamento, de forma a colaborar com o desenvolvimento do shopping", afirmou o diretor-superintendente da Multiplan Administradora, Eduardo Novaes. Segundo ele, o terreno foi negociado nos últimos cinco anos.
O ParkShopping tem 45 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e 180 lojas. Com a nova área, o complexo todo poderá atingir 240 mil metros quadrados de área construída. O empreendimento fará quatro anos em novembro. De acordo com Novaes, os resultados obtidos pelo empreendimento são bastante satisfatórios. No ano passado, cerca de 8,6 milhões de pessoas freqüentaram o shopping. Comparando o período de janeiro a agosto de 2007 com o mesmo período do ano passado, o fluxo de pessoas aumentou 12,51%, e as vendas, 25,68%, informa Novaes.
O grupo fez o lançamento inicial de ações (IPO) no final de julho e captou cerca de R$ 660 milhões. "Nosso objetivo principal é o crescimento da empresa, desenvolvendo projetos novos, ampliando os já existentes. Ocasionalmente faremos alguma aquisição, desde que o empreendimento esteja alinhado com a sinergia do grupo", declarou. O desempenho das ações da Multiplan, desde a estréia em 27 de julho, é negativo (-6%). No mesmo período, o Ibovespa teve alta de 7,87%.
A Multiplan é a segunda maior administradora de shoppings do Brasil, com 491,4 mil metros quadrados de ABL. A companhia detém participação em 16 shoppings, 11 dos quais ela é majoritária. No segundo trimestre de 2007, o lucro ajustado da Multiplan foi de R$ 36,2 milhões, quase o dobro do obtido no mesmo período de 2006. A BR Malls é a líder do setor, com 991,6 mil metros quadrados de ABL e participação em 34 shoppings.



