A cidade de Dörentrup, com 9 mil habitantes ao Norte da Alemanha, está testando a ativação de postes da rede pública por meio de mensagens de telefone celular. Na prática, segundo matéria publicada na revista BusinessWeek, a ideia é diminuir a conta de luz fazendo com que os postes não fiquem acesos ininterruptamente.
Em uma área com pouco movimento, o cidadão pode ativar apenas as lâmpadas da sua quadra quando estiver prestes a chegar em casa, por meio de mensagem de celular para a central energética. O sistema é acionado em dois segundos, os postes ficarão acesos por quinze minutos.
A economia vista com os testes até agora, segundo a reportagem, é relevante: com o sistema, a prefeitura estima poupar 14 mil euros por ano, o equivalente a um terço da conta de luz pública da cidade. É claro que essa ideia só funcionaria em pequenas comunidades, em áreas que tenham pouco movimento noturno um sítio ou fazenda afastado do centro, por exemplo.
Horários
Antes de implantar o sistema, a cidade desligava a luz dos postes às 23 horas, religando às 6 da manhã até que o sol nascesse. A partir do novo sistema, diz a reportagem, algumas ruas passaram a ser desligadas às 21 horas, e durante os meses de verão passou a ser desnecessário ativá-las ininterruptamente. Os resultados preliminares indicam que é uma ótima ideia, especialmente em época de recessão. (AL)



