Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião

Nada de revolucionário; venderá muito

Está aí o grande lançamento do ano da tecnologia. Provavelmente, o grande lançamento do ano ponto. Algumas considerações:

Venderá muito

Quando o iPhone 4S foi lançado, a mídia especializada e os fãs de tecnologia quase choraram de decepção. Estavam esperando a próxima grande revolução, ganharam um iPhone 4 melhorado. Resultado: o telefone mais bem vendido de todos os tempos. O iPhone 5 está para o 4S como o 4S está para o 4. Melhoras marginais. O iPhone foi a grande sacada, lá em 2007 – o resto é evolução. Mas que ninguém se engane. O novo iPhone vai vender muito.

O poder do iPhone

Vai vender muito por que: 1) é um baita aparelho, em design e em capacidade de processamento; 2) o povo simplesmente adora a Apple. Adora com certa razão. Se você não tem problema em ser acorrentado ao ecossistema da Apple, o iPhone é o melhor smartphone no mercado. E claramente muita gente não se importa com o ecossistema da Apple: o iPhone é praticamente uma aberração de vendas. Compará-lo com qualquer outro aparelho é covardia. É preciso compará-lo com outras empresas. Sozinho, por exemplo, ele vende mais (em receita) do que todos os produtos da Microsoft. Repito: o iPhone rende mais para a Apple do que tudo o que a Microsoft vende. Os números são primeiro trimestre deste ano.

Concorrência

O iPhone 5 é provavelmente o melhor smartphone já feito. Mas analisando o hardware de outros aparelhos isoladamente, fica claro que a concorrência está cada vez mais acirrada. O Droid Razr, da Motorola, é mais fino. A câmera do Lumia 920, com a tecnologia PureView, é bem mais promissora. A bateria do Galaxy S 3, ao que tudo indica, tem vida mais longa.

E o 4G?

A frequência usada pelos novos iPhones não serão compatíveis com a rede 4G no Brasil. Isso não é motivo para não comprar um iPhone. Por uma razão bastante simples: nós não temos e não teremos – pelo menos em Curitiba – rede 4G até o lançamento do próximo iPhone, no ano que vem (se a Apple mantiver o ritmo de lançamentos, naturalmente). O cronograma do governo prevê rede 4G rodando na cidade até dezembro de 2013. Até lá, duas alternativas podem aparecer: um novo iPhone compatível com a frequência 2,5 Ghz, ou um novo leilão do governo, desta vez da frequência de 700 Mhz, compatível com o iPhone 5.

O adaptador

Maldita Apple e seus padrões. Vai mudar de novo. O conector de nove pinos vai exigir um adaptador para ser compatível com as centenas (milhares?) de acessórios para iPhone e iPod que existem por aí. Ok, vai transferir dados com mais rapidez, mas US$ 30? No Brasil não espere nada por menos de R$ 100, pelo menos no começo.

Segredos

Desta vez quase tudo que vazou sobre o novo iPhone estava correto. Tamanho, fones, conector, processador. A Apple é reconhecida por manter seus lançamento a sete-chaves. Até quando?

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.