Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inflação

"Não há risco inflacionário", avalia presidente do BNDES

Segundo ele, ainda há "muita folga" no uso do parque fabril. Coutinho acrescentou que investimentos estão crescendo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, avaliou nesta quarta-feira (10) que não há "risco inflacionário" na economia brasileira.

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou para 0,75% em janeiro deste ano, o maior valor desde maio de 2008.

Após a divulgação do IPCA de janeiro, os economistas do mercado financeiro elevaram a sua estimativa para a inflação de todo este ano para 4,78%, acima da meta central de inflação de 4,5% estipulada para 2010.

Com base no sistema de metas de inflação, o BC calibra a taxa básica de juros. Se os modelos da autoridade monetária indicam que a inflação pode ficar acima da meta central, o BC sobe os juros. A expectativa dos economistas do mercado é de que a taxa Selic começará a subir a partir de abril deste ano, quando avançaria para 9,25% ao ano, e que terminará este ano em 11,25% ao ano.

Investimentos

Segundo avaliação de Luciano Coutinho, ainda há "muita folga na capacidade instalada [da indústria]" ao mesmo tempo em que o investimento privado está reagindo, o contribuiria para conter o crescimento da inflação.

"O mercado se alimenta de expectativas e muita gente alimenta essas expectativas para outros fins. Olhando os números, está tudo tranquilo", afirmou o presidente do BNDES a jornalistas.

Segundo ele, quase R$ 6 bilhões foram contratados pelas empresas na linha de crédito do Finame, destinada à compra de máquinas e equipamentos, em janeiro deste ano.

"É um número muito forte, que indica que o setor privado continua confiando no crescimento da economia, tomando decisões de investimento que são muito importantes porque são realizadas com certa antecipação que vai criar capacidade produtiva e controlar um pouco a subida do nível de uso de capacidade industrial. Isso é importante para manter a inflação sob controle", acrescentou Luciano Coutinho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.