
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), José Luiz Gandini, garantiu ontem que não faltarão carros importados nas concessionárias de todo o país nos próximos 30 dias. De acordo com ele, os automóveis que foram embarcados antes do dia 10 de maio, data em que o governo anunciou a aplicação de licenças não automáticas para importações do setor, não terão de passar pela nova exigência. "Apenas os nossos embarques feitos a partir do dia 11 vão precisar dessas guias. Os carros que estão em navios e aviões embarcados antes do dia 11 não passarão por essas mudanças", afirmou Gandini.
O presidente da Abeiva reconheceu, porém, que nenhuma importadora conseguiu obter as novas guias desde o último dia 10. "Mas isso é um problema normal. Trata-se de uma questão operacional porque, até a semana passada, não havia nenhuma pessoa designada para fazer esse trabalho", disse Gandini. Segundo ele, as concessionárias possuem estoque de veículos para os próximos 30 dias. "Não vão faltar carros. Pode ocorrer de faltar um ou outro modelo, mas não será uma situação generalizada", afirmou.
"O governo disse que será ágil para liberar as licenças e que essa liberação não vai levar os 60 dias que são o prazo máximo. Confiamos no bom senso do governo e acreditamos que nada vai se alterar na nossa atividade de importação de veículos. Isso é um consenso entre todas as nossas marcas associadas", disse Gandini, durante entrevista coletiva. Gandini esclareceu que nenhuma empresa associada da entidade importa veículos da Argentina.
O presidente da Audi no Brasil e vice-presidente da Abeiva, Paulo Kakinoff, disse que a empresa terá de fazer um novo planejamento logístico para importação de veículos, para que a documentação seja feita com antecedência. Ele acredita que a liberação dos veículos que importa deve levar de 10 a 15 dias. Antes do anúncio da medida, quando valia a licença automática, a liberação era automática e era necessário trabalhar apenas com um prazo de 15 dias de trânsito entre a Europa e o Brasil.
O presidente da Stuttgart Sportcar, Marcel Visconde, importador oficial da Porsche no Brasil, disse que as projeções de venda da empresa não serão alteradas. "Precisamos reprogramar com a matriz o prazo para viabilizar a documentação das novas guias, mas acreditamos que o período de adaptação será pequeno", disse. Segundo ele, a Porsche estima vender mil carros no país neste ano.
O presidente da Jac Motors no Brasil, Sérgio Habib, disse que navios com carros da empresa embarcados antes de 10 de maio devem chegar até o início de junho ao país. A empresa, que iniciou as operações no Brasil neste ano, planeja comercializar 3 mil carros em maio.



