
As encomendas de Natal e a retomada do crescimento estão puxando as vendas do setor de embalagens, considerado um dos termômetros da atividade econômica.
As vendas de papelão ondulado bateram em outubro último dado disponível o recorde mensal do setor, com 223,8 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O volume é 7,52% superior ao do mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, porém, a queda está em 3,17%. A ABPO diz, no entanto, que o último trimestre forte deve fazer com que as vendas empatem com as do ano passado.
No mercado de embalagens plásticas, as fabricantes vêm registrando aumento de até 20% no ritmo de encomendas em relação ao mesmo período do ano passado. "A procura está surpreendendo", diz Denise Dybas Dias, presidente da Dyplast Indústria e Comércio de Plásticos, com fábrica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Fabricante de embalagens para as indústrias de alimentos, automóveis, vestuário e metais sanitários, a empresa, que estava produzindo 150 toneladas por mês, elevou o ritmo para 210 toneladas por mês.
Crescimento
De acordo com Denise, que também é presidente do Sindicado da Indústria de Material Plástico do Paraná (Simpep), o bom resultado deve fazer com que o setor de plástico cresça entre 7% e 8% neste ano no estado. O último trimestre é considerado o período mais forte de vendas do ano e serve também para antecipar como será o ritmo da indústria no próximo ano. "Acreditamos que vamos entrar 2010 com a demanda bastante aquecida", diz Valmor Picolo, gerente da Zivalplast fabricante de embalagens plásticas de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com ele, as encomendas estão entre 10% e 15% superiores às do ano passado. "Ampliamos nossa capacidade, mas mesmo assim estamos tendo que negar pedidos por falta de espaço na produção", diz ele, que aumentou em 15% o quadro de funcionários, para 365 pessoas.
Maior fabricante de papéis para embalagens do país, a Klabin registrou um crescimento de 5% nas vendas no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e de 23% em comparação com o segundo, para 243 mil toneladas.
2010
As fabricantes preveem vendas fortes também em 2010, em especial no primeiro trimestre, período tradicionalmente fraco, marcado por férias coletivas e demissões de temporários. "No primeiro trimestre de 2010 devemos alcançar os patamares produtivos de setembro de 2008, antes da crise", diz a diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens (Abre), Luciana Pellegrino.



