A Transpetro, subsidiária do setor de transportes da Petrobras, e o estaleiro Mauá lançaram ao mar hoje o navio Anita Garibaldi, tipo panamax, para transporte de petróleo e derivados escuros. O lançamento ao mar é a penúltima etapa antes da entrega oficial do navio, e o navio terá capacidade para transportar 650 mil barris de produtos após os testes no mar.
O Anita Garibaldi é o primeiro de quatro navios da empresa que receberão nomes de mulheres, uma homenagem indireta à presidente da República, Dilma Rousseff, e à presidente da Petrobras, Graça Foster.É também o sétimo navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota). Lançado em 2004, programa resultou na encomenda 49 navios e cem embarcações hidroviárias para a revitalização da indústria nacional.Três navios do programa -Celso Furtado, João Cândido e Sérgio Buarque de Holanda- já iniciaram as operações. Outros três navios -Rômulo Almeida, José Alencar e Zumbi dos Palmares- estão em fase final de construção.
O Zumbi dos Palmares, tipo suezmax, foi lançado ao mar na sexta-feira, no EAS (Estaleiro Atlântico Sul), em Pernambuco.Logo após o lançamento da embarcação, o estaleiro Mauá realizou o batimento de quilha do segundo navio da série de quatro panamax encomendados pelo Promef.



