
São Paulo - A Nestlé foi escolhida pela terceira vez consecutiva como a marca mais confiável do Brasil, segundo pesquisa da revista Seleções em parceria com o Ibope Inteligência. O selo Marcas de Confiança, promovido há 8 anos pela publicação, é entregue em 42 categorias tão díspares quanto Previdência Privada e comprimidos para a dor, computadores e absorventes, assistência médica e comida de cachorro. São escolhidos também instituições, personalidades e profissionais de confiança, como Ana Paula Padrão (categoria jornalistas) e Roberto Justus (categoria publicitários).
A pesquisa é feita pela internet com leitores da revista, que recebem um formulário por e-mail para ser preenchido e respondido. Desta vez, foram selecionados 1,5 mil questionários válidos para a elaboração do resultado. "É uma amostra dos leitores da revista, e não uma amostra representativa da população brasileira", explica o diretor executivo do Ibope Inteligência, Nelsom Marangoni. A pesquisa é espontânea, ou seja, não há sugestões de respostas ou múltiplas alternativas. "Significa que as pessoas falam realmente aquilo que é mais relevante, o que está mais próximo da realidade delas."
Para Marangoni, o resultado da Marcas de Confiança da Seleções comprova a qualidade do trabalho de marketing realizado no país. "Marcas que têm uma ação de branding muito bem feita permanecem no topo."
Classes A e B
A diretora de publicidade da Seleções, Maria Luiza Zacarias, explica que os leitores da revista são prioritariamente das classes A e B, têm entre 30 e 45 anos e são, na maioria, mulheres (64%). A Seleções é uma das publicações de maior circulação no Brasil, com 400 mil exemplares vendidos ao mês (92% para assinantes) e cerca de 1,5 milhão de leitores. Um verdadeiro fenômeno para uma publicação mensal que trata de temas do cotidiano, muitas vezes já abordados por jornais diários, internet, revistas e televisão. "Nossa proposta é ser uma revista de soft news. E a Seleções se mantém fiel à proposta de informar e entreter", diz Maria Luiza.
O evento de premiação aos escolhidos na pesquisa, na última terça-feira, em São Paulo, contou com uma palestra do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que falou sobre o tema "confiança". "Qualquer pessoa, para ganhar confiança, precisa ter persistência. Não pode mudar de posição o tempo todo. Com uma marca é a mesma coisa. O empresário tem que acreditar que aquilo é bom e persistir", disse o ex-presidente. "E ganhar confiança é um processo lento. Perdê-la é imediato."
O jornalista viajou a convite da revista Seleções.




