Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisação

No 14.º dia de greve dos bancários, agências da Caixa não realizam depósitos

Operação pode ser feita apenas nas casas lotéricas. Demais bancos não foram afetados

Aviso colado na porta de uma agência do Centro de Curitiba. | Fábio Cherubini/Gazeta do Povo
Aviso colado na porta de uma agência do Centro de Curitiba. (Foto: Fábio Cherubini/Gazeta do Povo)

A greve nacional dos bancários, que chegou ao seu 14º dia nesta segunda-feira, 19, afeta os depósitos em algumas agências da Caixa em Curitiba.

Nos locais visitados no Centro da cidade durante a tarde, em nenhuma delas era possível realizar a operação, apesar de possuirem envelopes.

Em uma delas, localizada na Av. Marechal Floriano Peixoto, as atendentes informaram que a função foi desativada nos caixas eletrônicos devido à falta de funcionários para fazer o recolhimento do dinheiro e dos cheques.

Na agência que fica na Travessa da Lapa, um cartaz colado na porta avisava os clientes que devido à paralisação, os depósitos não são efetuados.

A operação pode ser feita apenas nas casas lotéricas.

Outros bancos

Nos demais bancos visitados, porém, a operação é realizada normalmente.

Em uma agência do Banco do Brasil, na Av. Marechal Deodoro, as servidoras afirmaram que a reposição dos envelopes é diária, mas que por causa da greve o dinheiro pode levar alguns dias a mais para cair na conta.

No Bradesco, HSBC e Santader, os depósitos funcionam normalmente.

Saldo da greve

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, mais de 14 mil bancários estão com os braços cruzados, o que corresponde a 311 agências e 11 centros administrativos.

No Estado, a greve afeta mais de 19,3 mil funcionários e 763 agências, conforme a Federação dos Trabalhadores do Paraná ligada à CUT (Fetec-CUT), que responde por cerca de 80% dos servidores paranaenses.

De acordo com o sindicato, os estabelecimentos têm ao menos dois funcionários para auxiliar os clientes.

Reivindicações

A categoria pede um reajuste salarial de 16%, enquanto que a Federação dos Bancos (Fenaban) oferece 5,5% -- índice abaixo da inflação --, mais abono de R$ 2.500, que não será incorporado ao salário.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.