Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aprendizado

No Fórum de Moda, discute-se a carreira de quem atua no mercado

O evento, paralelo ao Crystal Fashion, já está em sua nona edição e atrai profissionais e estudantes de moda

O Crystal Fashion não se limita aos desfiles, homenagens e badalações nos lounges do evento. É também a oportunidade para discutir e entender os rumos da indústria da moda. Pela nona vez, o Fórum de Moda do Paraná, criado e realizado pela empresária Dionéia Mendes, acontece durante a principal semana de moda de Curitiba, trazendo à cidade nomes de destaque do setor. O Fórum será entre 25 e 28 de abril no espaço Crystal Hall, em frente às bilheterias de cinema do shopping.

Estudantes e empreendedores de moda têm participado ativamente do evento paralelo ao Crystal Fashion. A interação dos palestrantes com o público faz do Fórum de Moda um debate informal, em que a reciclagem de idéias e o aprendizado tornam os participantes mais preparados para atuar no competitivo mundo fashion. Programação

A primeira palestra programada é a do dia 25 de abril. A partir das 14h30, o jornalista e produtor de moda paulistano André Hidalgo fala sobre a Casa de Criadores, uma iniciativa dele que teve sua primeira edição em maio de 1997. Ao longo destes anos, o evento se firmou como verdadeiro celeiro de novos talentos e lançou estilistas e marcas que hoje integram a cúpula da moda nacional.

No dia 26, também às 14h30, o estilista Edson Korner, formado em Desenho Industrial pela PUC/PR, apresenta "Caderno de inspirações para design de moda Primavera/Verão 2006/2007" e "Caderno de tendências para design de calçados e artefatos Primavera/Verão 2006/2007". Korner, atualmente, é coordenador do Curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial do Senai.

Da mesma atividade participam Marcelo Azevedo, responsável técnico pelas atividades de design desenvolvidas pelo Senai, tais como: cursos de design gráfico e modelagem em 3D; palestras e seminários e assessoria técnica a empresas; e Annelise Vaine, coordenadora da área Têxtil e Vestuário do Senai/PR; Coordenadora da Pós-graduação Moda e Gestão do Senai/PR, e formada pelo Instituto Marangoni da Itália.

A ambientação do dia será feita por Áldice Lopes, conhecido ator, diretor, figurinista, maquiador e diretor de produção curitibano. Serão entregues a cada participante os cadernos Primavera/Verão 2006/2007.

Fotografia

No dia 27, também às 14h30, o tema é "Fotografia e Produção de Moda". A palestra fica a cargo de Bruno Ferrante, fotógrafo de moda, formado em Relações Públicas. Ferrante trabalha na área de publicidade, moda e editoriais desde 2000. Fotografa atualmente editoriais de moda para as revista: Shopping Mueller, Inverso, Top View e para o site da revista Trip. Participa também Beto Bravo, maquiador responsável pela produção de modelos para fotos de catálogos de moda e editoriais de revistas.

A ex-modelo Cláudia Liz assume o comando na tarde do dia 28 sob o tema "O Caminho da Passarela". Tendo iniciado a carreira com apenas 13 anos, ainda em Goiás, onde nasceu, Liz já desfilava em São Paulo aos 15. Morou em Paris, Milão, Nova Iorque e Madri, cidades onde desfilou para Chanel, Missoni e Yamamoto.

De volta ao Brasil, aos 19 anos, paralelamente à carreira de modelo, diversificou as atividades: montou uma galeria conceitual, uma loja de artigos de design, foi apresentadora do programa sobre moda na MTV, fez cinema e TV. Hoje é sócia da agência de comunicação Galo Design. Ela é também escritora e lançará, durante o Fórum, o livro O Caminho da Passarela, publicação que oferece o passo-a-passo para se tornar uma top model.

Para participar do Fórum de Moda, profissionais pagam R$ 45,00 e estudantes, R$ 30,00. Os participantes deverão doar também um produto de higiene e beleza – sabonete, shampoo, pasta dental, escova de dente, desodorante, esmalte, entre outros - que será entregue ao Centro de Convivência Menina Mulher, na Rua Eugênio Parolin, 244.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.