A fabricante de celulares Nokia quer aproveitar uma característica do mercado brasileiro para alavancar as vendas de sua linha de entrada. A empresa apresentou ontem, em Porto Alegre, sua nova linha de aparelhos com capacidade para dois chips (duo sim), voltada aos mercados de países em desenvolvimento.
No Brasil, a estratégia é atrair os usuários que costumam aproveitar promoções das operadoras concorrentes. "Em alguns países, como a Índia, o uso dos aparelhos com dois chips ocorre em função da cobertura das operadoras. Aqui, isso existe basicamente em função dos planos e preços", explica o gerente de marketing de produtos da Nokia, Vinícius Costa.
Os novos aparelhos, da linha X1-01, C2-00 e C2-06 todos com capacidade para dois chips , já estão disponíveis no mercado, com preços que variam entre R$ 149 e R$ 399.
A estratégia da marca finlandesa, entretanto, não é focada apenas na classe C, com aparelhos de preços mais acessíveis e funcionalidades básicas de voz e SMS. No Brasil, o mercado de celulares cresceu 15% em 2010. "O desafio é atender a todos os segmentos com a mesma força. Prova disso é que temos o mesmo número de funcionários nas diferentes áreas da empresa. O consumidor brasileiro está cada vez mais querendo smartphones, em todas as classes sociais", diz o executivo. Para esse público, a empresa deve lançar até o fim do ano a sua nova família de smart-lights (aparelhos intermediários).
Parceria de peso
No âmbito mundial, a aposta da Nokia está na parceria com a Microsoft, divulgada em fevereiro, para o desenvolvimento do Windows Phone. O lançamento mundial do primeiro modelo está previsto para o quarto trimestre deste ano a Nokia não revela em que mercados o produto será lançado e se o Brasil está entre eles. "O foco da parceria com a Microsoft é trabalhar com o Windows Phone, trazendo produtos com funcionalidades mais avançadas e preços competitivos", afirma a diretora de comunicação da Nokia, Jô Elias.
Segundo ela, a parceria alia o conhecimento da marca no desenvolvimento de hardwares com a expertise da Microsoft na área de desenvolvimento de software, criando uma "terceira força" no mercado de "ecossistemas" para smartphones, concorrendo com o iPhone e com os aparelhos equipados com Android.
Ela cita a pesquisa da Pyramid Research, consultoria especializada em tecnologia, que avaliou que o Windows Phone tende a ser a segunda plataforma mais usada em 2015.
Ainda assim, a marca finlandesa se compromete a manter até 2016 as atualizações do Symbian, sistema operacional usado nos principais produtos da empresa.
O repórter viajou a convite da Nokia



