
O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, esteve pela primeira vez em Curitiba nesta sexta-feira (19), para uma palestra promovida pela Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, no ExpoUnimed. Em palestra seguida de bate-papo, o empreendedor norte-americano falou sobre o futuro da plataforma, a era mobile, o o bloqueio do governo chinês e o potencial de projetos colaborativos.
Com mais de 32 milhões de artigos em 287 idiomas e 500 milhões de visitantes únicos por mês, a Wikipedia planeja um futuro de impacto social, e considera o crescimento do universo mobile como o maior desafio e oportunidade. Repetindo o lema da enciclopédia online, “imagine um mundo no qual cada ser humano do planeta tem igual acesso à soma de todo o conhecimento”, Wales falou sobre a missão de oferecer à população carente de países africanos a Wikipedia gratuitamente, sem cobrança de conexão e pacote de dados por parte das empresas de telefonia.
Chamado Wikipedia Zero, o projeto já está presente em 59 países com 67 operadoras, e tem o objetivo de estender a parceria a todas as operadoras do globo.
“No primeiro momento eles pensam no quanto vão deixar de ganhar sem cobrar a conexão, mas considerando que o usuário carente não teria um pacote de dados, a Wikipedia gratuita é uma maneira de aumentar as vendas dos aparelhos baratos. Eles sabem que o acesso das comunidades mais pobres aos smartphones tem grande potencial de transformação social e querem ser parte disso”, diz o empresário.
Como segundo fenômeno do site, que está entre os cinco mais acessados do mundo, Wales apontou o aumento do número de idiomas com artigos disponíveis. “Percebemos nos países em desenvolvimento a paixão das pessoas por sua língua mãe e queremos aumentar a rede de colaboradores nesses idiomas”, diz.
Segundo ele, o terceiro desafio da plataforma é melhorar sua interface visual para que cada vez mais usuários contribuam com conteúdo.
Economia colaborativa
Entusiasta da economia colaborativa, que leva milhões de usuários a criar projetos de alto impacto, Jimmy Wales recomenda a jovens empreendedores que apostem na modalidade. “É importante que as pessoas se envolvam em projetos colaborativos, conheçam as habilidades e ferramentas, vivemos na era da colaboração”, diz, e destaca que é um bom momento para empreender no meio digital, já que pequenas equipes, com pouco investimento, podem fazer algo grandioso.
Monetização
Perguntado se esperava o sucesso da Wikipedia, Wales, que se diz um otimista patológico, afirmou que sempre acreditou no crescimento do projeto e não demonstrou preocupações com possíveis cópias. “Em termos monetários, é um péssimo negócio, ninguém vai querer”, diz. Desde o seu surgimento, a Wikipedia é mantida por doações e, segundo o fundador, nunca irá cobrar pelo acesso. “Perderíamos a comunidade que criamos”.
No entanto, não descarta a possibilidade de inserir anúncios, caso seja necessário para a sobrevivência da plataforma, algo que nunca foi considerado, já que as doações vêm crescendo e sempre foram suficientes.



