• Carregando...
Fábrica na Natura, em Belém, no Pará. Na foto, produção da linha de sabonetes Natura Eko. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Fábrica na Natura, em Belém, no Pará. Na foto, produção da linha de sabonetes Natura Eko.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Das 100 empresas que adotam as melhores práticas de sustentabilidade corporativa no mundo, cinco são brasileiras: Natura, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Banco do Brasil, Engie Brasil Energia e Banco Santander Brasil. O número deste ano é superior ao registrado na pesquisa anterior, quando somente duas companhias com presença no Brasil entram na lista, a Natura e o Santander.

Os dados fazem parte do ranking “As 100 empresas mais sustentáveis do mundo”, feito pela empresa canadense Corporate Knights e divulgado anualmente desde 2005 no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

A publicação analisa organizações do mundo inteiro com base em indicadores relacionados à sustentabilidade, como emissões de gases tóxicos, consumo de energia e água, gestão de resíduos sólidos e investimentos em práticas sustentáveis, mais dados sobre inovação, pagamento de impostos e igualdade salarial e de gênero entre os funcionários.

Entre as cinco brasileiras presentes no ranking deste ano, a Natura é a mais bem posicionada. Ela ocupa a 14.ª colocação mundial, com índice de sustentabilidade de 74,10%. Logo atrás aparece a Cemig, em 18.º lugar e com índice de 73%. Já o Banco do Brasil, a Engie Energia e a operação do Santander no Brasil aparecem, respectivamente, nas posições 49.ª, 52.ª e 76.ª, com desempenho de 66,60%, 66,40% e 61,90%.

A líder do estudo é a empresa francesa de software Dassault Systèmes, que alcançou o índice de sustentabilidade de 86,10%. O estudo completo está disponível no site da Corporate Knights.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]