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 | Jonathan CamposGazeta do Povo
| Foto: Jonathan CamposGazeta do Povo

Apesar de o número de reclamações ter diminuído neste ano, as operadoras de internet, telefone e tv por assinatura continuam acumulando milhares de questionamentos dos clientes. Os motivos vão desde cobranças indevidas à qualidade dos serviços prestados.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a agência recebeu nos seis primeiros meses deste ano 1 milhão e 770 mil reclamações de consumidores. O número é 13,5% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Os motivos elencados variam de acordo com o serviço, mas, em geral, as reclamações são sobre cobrança, qualidade do serviço, créditos, ofertas como promoções e bônus, instalação ou habilitação do serviço e cancelamentos.

Confira, abaixo, as operadoras líderes em reclamações no primeiro semestre de 2017, de acordo com o tipo de serviço prestado:

Telefonia móvel

  1. Tim - 277 mil reclamações
  2. Vivo - 220,7 mil
  3. Claro - 183,4 mil
  4. Oi - 108,9 mil
  5. Nextel - 58,2 mil

Telefonia fixa

  1. Oi - 212,9 mil reclamações
  2. Vivo - 121,9 mil
  3. NET - 49,8 mil

TV por assinatura

  1. Sky - 88,6 mil reclamações
  2. NET - 81,6 mil
  3. Claro - 31,5 mil
  4. Oi - 24,3 mil
  5. Vivo - 16,9 mil

Banda larga fixa

  1. Oi - 121,7 mil
  2. Vivo - 78,7 mil
  3. NET - 41,6 mil
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