Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Mobilidade urbana

Cofundador do Google está testando carros voadores; veja o vídeo

A nova startup de Larry Page, chamada Kitty Hawk, está testando um carro voador na Nova Zelândia em parceria com o governo local

  • Infomoney
Cora, o carro voador do cofundador do Google. | Kitty Hawk/Divulgação
Cora, o carro voador do cofundador do Google. Kitty Hawk/Divulgação
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Larry Page, cofundador do Google, está trabalhando “secretamente” em uma nova startup. Chamada Kitty Hawk, ela é financiada pelo executivo e está testando, desde outubro de 2017, seus próprios carros voadores na Nova Zelândia.

Ainda que esteja em testes há meses, o projeto só foi divulgado somente nesta terça-feira (13) pelo primeiro ministro da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que anunciou também um acordo que começa a regular as operações da Kitty Hawk no país. Lá, a operadora da startup é a Zephyr Airworks. 

Em e-mail enviado ao The New York Times , que obteve as informações em primeira mão, Arden escreveu: “Nós temos uma meta ambiciosa na Nova Zelândia, de ter zero emissão de carbono até 2050. Projetos empolgantes como esse são parte de como vamos fazer isso acontecer”.  

De acordo com o Times, a expectativa da empresa é de que a parceria leve à criação de uma rede comercial de táxis aéreos no país ao longo dos próximos três anos.

A escolha da Nova Zelândia para primeiro país a receber o protótipo foi feita pelo “sistema regulatório progressista”, segundo o site da Kitty Hawk. Lá, a Zephyr Airworks está operando em parceria com o ministério de negócios, de transportes e as autoridades de aviação civil para agilizar a regulamentação completa dos veículos voadores.

O protótipo que vem sendo testado no país é a aeronave autônoma Cora, que opera com doze rotores alimentados por baterias. De acordo com a empresa, ela “decola como um helicóptero e voa como um avião”, podendo alcançar até 177 km/h. Ela tem capacidade para dois passageiros.

A startup ainda tem outra aeronave em seu portfólio, a Flyer, 100% elétrica, capaz de operar sob a água e que não requer uma licença de piloto para ser operada. Além de Larry Page, a startup também tem outro ex-Google em sua equipe, Sebastian Thrun. Ele trabalhou no desenvolvimento dos carros autônomos da empresa e no Google Glass.

A startup também divulgou um vídeo de como a aeronave é operada. Veja:

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE