• Carregando...
Como enviar mensagens para números que não estão na agenda |
Como enviar mensagens para números que não estão na agenda| Foto:

Com o WhatsApp tendo se tornado a opção número um de milhões de pessoas para comunicação através de mensagens instantâneas, não é de se admirar que algumas vezes nos vejamos às voltas com a seguinte situação: Você precisa enviar uma mensagem através do WhatsApp para alguém, mas não tem o número da pessoa cadastrado em seu celular.

A situação, embora possa não parecer, é mais comum do que parece: você pode estar fazendo negociações em sites de leilão como o Mercado Livre, comprando ou vendendo produtos no OLX, ou algo similar. Em circunstâncias como essa, muita gente normalmente cadastraria o número de telefone desejado temporariamente em seus contatos, enviaria as mensagens que precisasse pelo WhatsApp e, em seguida, apagaria o número. Mas então, pense: para que se dar ao trabalho e, mais que isso, expôr a sua privacidade a terceiros desconhecidos?

LEIA: 5 passos para aumentar a privacidade ao usar o WhatsApp

O WhatsApp possui um recurso pouco conhecido da grande maioria dos usuários, chamado “Conversa em um Clique”. Com este recurso é possível que você mande mensagens justamente para números de telefone que não estão em seus contatos. O mais interessante é que a Conversa em um Clique funciona tanto através dos smartphones quanto através do WhatsApp Web. Usar a ferramenta é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é saber o número do telefone para quem quer mandar mensagem, abrir um navegador web e digitar o seguinte:

https://api.whatsapp.com/send?phone=número-do-telefone

O número do telefone precisa começar com o código internacional do país ao qual o número pertence. Como a maioria das pessoas que conheço mora no Brasil — e se este for o seu caso —, vamos esclarecer que o código internacional de nosso país é 55. Em seguida, você precisa acrescentar o DDD do telefone, para, finalmente, complementar com o número da linha do aparelho celular que você vai contactar. 

Suponha que um número de celular válido no Brasil fosse (011) 12345-6789. Para enviar uma mensagem via WhatsApp pelo Conversa em um Clique para esse número, então, bastaria acessar o endereço da seguinte maneira:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511123456789

O importante é notar que não é necessário colocar o número zero (0) na frente do número desejado, nem acrescentar outros caracteres, como parênteses ( ) ou hífens. Uma vez que você entre com o endereço acima no navegador, um chat será aberto com o número de telefone indicado. Acompanhe abaixo o que acontece neste caso quando você está no Windows e no iPhone. 

Quando você usa um navegador de internet do próprio celular, o WhatsApp exibe uma tela pedindo que você confirme que quer enviar mensagens para o número solicitado. Uma vez que este processo seja realizado, o próprio aplicativo do WhatsApp será aberto, com uma nova janela de chat aberta, que você poderá usar enquanto for necessário, de uma maneira descartável, que, novamente, lembro ser muito interessante para quando estamos negociando em sites como Mercado Livre ou OLX. Para quem usa o WhatsApp a partir da web, no entanto, o processo é um pouquinho mais demorado, mas quando concluído, permite o mesmo envio de mensagens citado anteriormente.

Para grupos também

Convidar para grupos via link

Os links também servem para grupos. Nesse caso, entre nas opções do grupo, role a tela até os participantes e você verá, no início da lista, um botão chamado “Convidar para Grupo via Link”. Toque nele e algumas opções surgirão: compartilhar o link com outros aplicativos, copiá-lo para a área de transferência ou exibir um código QR.

Como segurança, o WhatsApp ainda apresenta uma opção para cancelar o link. Se, por acaso, o link vazar e pessoas estranhas ou indesejadas começarem a ingressar no grupo através dele, o cancelamento anula essa porta de entrada. Ao cancelá-lo, o WhatsApp gera um novo imediatamente.

Para quem depende do WhatsApp Web 

Ao digitar o endereço acima em um navegador de seu computador, seja ele desktop ou notebook, você se deparará com uma tela diferente, parte da interface do WhatsApp Web. O número de telefone completo para o qual você enviará a mensagem aparecerá em destaque. Neste caso, se tudo estiver correto, basta que você pressione o mouse sobre o botão “Enviar Mensagem”.

Caso você ainda não esteja logado no WhatsApp Web, como medida de segurança o próximo passo envolverá a leitura de um QR Code usando seu celular para completar a operação. Basta, no celular, acessar a área de configurações do WhatsApp, entrar em “WhatsApp Web” e ativar a leitura do código pela câmera. Aponte-a para o código que estará na tela e a conexão será feita automaticamente. 

Aliás, para facilitar o trabalho das próximas vezes, caso você esteja fazendo isso através de um computador que acessa sempre e em que confia, como o de sua casa, por exemplo, basta deixar marcada a opção “Mantenha-me conectado”.

Quando a verificação do código estiver concluída, uma janela muito similar àquela que conhecemos dos aplicativos de smartphone será aberta, e a partir dela você poderá enviar quantas mensagens desejar.

* Daniel Santos é arquiteto de negócios em sistemas de informação corporativos da Embraer e mantém um blog com dicas e tutoriais de tecnologia. A dica acima foi publicada originalmente lá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]