• Carregando...
Twitter anunciou nesta quinta-feira a versão Lite da sua plataforma | Reprodução/Twitter
Twitter anunciou nesta quinta-feira a versão Lite da sua plataforma| Foto: Reprodução/Twitter

Para facilitar a vida dos usuários, os aplicativos mais populares desenvolveram versões mais leves de suas plataformas, chamadas de Lite ou Mini. São versões ideais para quem tem pouca memória no celular ou quer economizar o tráfego de dados ao navegar na internet. O Facebook e a Opera foram os pioneiros em desenvolver a tecnologia e agora Skype e Twitter também passaram a apostar nas versões Lite.

Conheça as vantagens e desvantagens dos aplicativos Lite

Os aplicativos Lite ou Mini podem ser encontrados em lojas virtuais como Google Play e Apple Store. Eles oferecem as principais funcionalidades das versões tradicionais e, por serem mais leves, são instalados rapidamente e economizam dados de navegação. Porém, contam com um design simplificado e podem não carregar ou contar alguns funções que funcionam nas versões tradicionais.

Leia mais sobre negócios e tecnologia

As versões simplificadas foram desenvolvidas visando os usuários que possuem celulares mais simples e que estão em regiões com sinal fraco de internet. Elas são recomendadas para quem possui smartphone que não possui memória suficiente para armazenar muitos aplicativos e para quem usa redes móveis 2G e 3G ou com sinal de Wi-FI instável.

Veja quais são os principais aplicativos que oferecem versões Lites ou Minis:

Twitter

A mais recente empresa a lançar uma versão Lite foi o Twitter. A empresa anunciou na quinta-feira (6) o lançamento de uma versão web mais leve da plataforma. Ela pode ser acessada em qualquer navegador. Basta acessar mobile.twitter.com e entrar com seu login e senha. A empresa promete que a versão reduz em até 70% o consumo de dados.

Reprodução/Twitter

Facebook

O Facebook lançou ainda em 2015 o seu aplicativo Lite. Ele pesa menos de 500 KB e foi projetado para funcionar em redes de internet 2G e para rodar também em redes fixas instáveis. É possível também instalá-lo em aparelhos com Android que já saíram de linha. A versão Lite possui o Messenger integrado, com isso é possível enviar mensagens sem ter que instalar um aplicativo adicional.

Reprodução/Facebook

Skype

Assim como o Twitter, a Microsoft lançou neste ano o Skype Lite. Com 13 MB, o aplicativo funciona em conexões 2G, mesmo quando você faz uma videochamada. Ele também pode ser instalado em aparelhos com 4 GB de memória. É possível acompanhar a quantidade de dados móveis que ele já consumiu enquanto estava funcionando ou em segundo plano.

Reprodução/Skype

Opera

O navegador de internet Opera também foi pioneiro ao lançar o Opera mini, a sua versão em formato de aplicativo para celulares Android. Através dele é possível acessar redes sociais, e-mails e sites economizando, segundo a empresa, até 90% do seu pacote de dados. Ele também promete rodar mais rápido sites com muitas funcionalidades.

Reprodução/Opera

Compare

Conheça as vantagens e desvantagens das versões Lites ou Minis de aplicativos:

VANTAGENS

Instalam rapidamente

Carregam rápido

Economizam memória

Usam menos dados

Funcionam em redes 2G e 3G

DESVANTAGENS

Design menos sofisticado

Podem não carregar mídias mais complexas

Podem não oferecer algumas funcionalidades

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]